A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante


A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante
Aula
24
|
Áreas de Conhecimento
  • Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades (de movimento livre ou orientado, criação de personagens, etc.).

 

- Reconhecera importância do aquecimento comoprocesso deinícioe concentração.

- Explorar as possibilidadesexpressivas das mãos.  

- Adequar as possibilidades expressivasdas mãosa diferentes contextos e situações de comunicação.

Temas

A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante.

Aula
24
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante
A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante
Aulas
Com rolos e rolinhos… decorar/recuperar objetos com papel de jornal
Criar e pintar com guardanapos
Com arte e com Musgami.
Com restos e restinhos… Belos trabalhinhos!
Materiais riscadores e técnicas de expressão - Imaginar e pintar.
Geometria - Ilusão ótica.
Pasta de Modelar
FIO DE SISAL
Construir com sólidos geométricos
A geometria da linha na construção de um papagaio de papel
Música sem fronteiras- viagem com o Charango
Vamos construir uma canção?
De Ouvidos postos no mundo
“Era uma vez um adufe...”
Percussão, notação e diversão
Polirritmia
A dança enquanto arte social
A dança e a cultura
O corpo e a voz
Objetos e transformações
Personagens
Entradas e saídas em cena: criação do espaço imaginário
Ações do quotidiano: Capacidade de improvisação inspirada no quotidiano
A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante
A luz e o lençol: sombra projetada
Construção de personagem (1)
Tapeçaria de Portalegre​: uma obra de arte tecida com obras de arte
Ilustrando: O limpa-palavras e outros poemas
Tocar ritmos com o corpo
A dança escuta e a música observa
A Dança Clássica
Dança Moderna e Contemporânea
E se este pano fosse música? Fontes sonoras não convencionais
Canção sem palavras: trio de jazz português
Vamos acompanhar esta canção: melodia, ritmo e harmonia
“E se eu fosse... Uma partitura?”: Notação musical
“Tecidos Dançantes”: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo com um objeto
“A Arquitetura e a Dança”: Transformar a figura humana
Um clarinete, mil sonoridades - viagem pelos géneros musicais
Diálogos com o clarinete
"Metamorfose": Diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
‘Fricção e Textura’: Modificação de qualidades do movimento
Construção de Personagem II
Construção de Personagem III
Celebrar a diferença com uma escultura que dança
“Criação da minha árvore de sonho”: módulo/padrão
Trabalho sobre o texto teatral
O Caminho do ator: Do texto à representação
Dar música aos poetas portugueses
"Viagem no tempo através da música": do mundo antigo aos trovadores
"Viagem no tempo através da música": do renascimento ao período barroco
O livro a quatro mãos
O caminho do ator: ensaio geral
À conversa com um cenógrafo
"O mito do cisne": universos coreográficos
"Criar uma paisagem imaginária": Possibilidades de movimento
"Dançar com música e com silêncio": descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo.
“Improvisação na Dança”: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
O caminho do ator: estreia
Obras de arte dançadas
"Ritmos eletrónicos e movimento": descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo
Música brasileira: instrumentos e géneros tradicionais
E se eu fosse: transformação no contexto do real e do imaginário
“Perspetivas e Extensões Corporais”: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
O violoncelo e os pequenos cantores: execução vocal e instrumental