Percussão, notação e diversão


Percussão, notação e diversão
Aula
15
|
Áreas de Conhecimento
  • Experimentação e criação:  Mobilizar aprendizagens de diferentes áreas do conhecimento para a construção do seu referencial criativo.   

  • Interpretação e comunicação: Cantar, a solo e em grupo, a uma e duas vozes, repertório variado com e sem acompanhamento instrumental, evidenciando confiança e domínio básico da técnica vocal.  

  • Interpretar, através do movimento corporal, contextos musicais contrastantes. Mobilizar sequências de movimentos corporais em contextos musicais diferenciados.  

  • Tocar diversos instrumentos acústicos e eletrónicos, a solo e em grupo, repertório variado, controlando o tempo, o ritmo e a dinâmica, com progressiva destreza e confiança.   

  • Apropriação e reflexão: Identificar criticamente a música, enquanto modo de conhecer e dar significado ao mundo, relacionando-a com o seu dia-a-dia, e os seus mundos pessoais e sociais.  

  • Comparar criticamente estilos e géneros musicais, tendo em conta os enquadramentos socioculturais do passado e do presente. 

Temas

Percussão, notação e diversão.

Aula
15
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Percussão, notação e diversão
Percussão, notação e diversão.
Aulas
Com rolos e rolinhos… decorar/recuperar objetos com papel de jornal
Criar e pintar com guardanapos
Com arte e com Musgami.
Com restos e restinhos… Belos trabalhinhos!
Materiais riscadores e técnicas de expressão - Imaginar e pintar.
Geometria - Ilusão ótica.
Pasta de Modelar
FIO DE SISAL
Construir com sólidos geométricos
A geometria da linha na construção de um papagaio de papel
Música sem fronteiras- viagem com o Charango
Vamos construir uma canção?
De Ouvidos postos no mundo
“Era uma vez um adufe...”
Percussão, notação e diversão
Polirritmia
A dança enquanto arte social
A dança e a cultura
O corpo e a voz
Objetos e transformações
Personagens
Entradas e saídas em cena: criação do espaço imaginário
Ações do quotidiano: Capacidade de improvisação inspirada no quotidiano
A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante
A luz e o lençol: sombra projetada
Construção de personagem (1)
Tapeçaria de Portalegre​: uma obra de arte tecida com obras de arte
Ilustrando: O limpa-palavras e outros poemas
Tocar ritmos com o corpo
A dança escuta e a música observa
A Dança Clássica
Dança Moderna e Contemporânea
E se este pano fosse música? Fontes sonoras não convencionais
Canção sem palavras: trio de jazz português
Vamos acompanhar esta canção: melodia, ritmo e harmonia
“E se eu fosse... Uma partitura?”: Notação musical
“Tecidos Dançantes”: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo com um objeto
“A Arquitetura e a Dança”: Transformar a figura humana
Um clarinete, mil sonoridades - viagem pelos géneros musicais
Diálogos com o clarinete
"Metamorfose": Diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
‘Fricção e Textura’: Modificação de qualidades do movimento
Construção de Personagem II
Construção de Personagem III