Estratégias de estudo: como selecionar a tratar informação num texto narrativo.
Leitura
Ler textos com características narrativas e expositivas, associados a finalidades lúdicas, estéticas e informativas.
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências, justificando-as.
Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
Educação Literária
Interpretar o texto em função do género literário.
Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
Analisar o modo como os temas, as experiências as e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
Escrever
Descrever pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.
Estratégias de estudo: como selecionar a tratar informação num texto narrativo.
Estratégias de estudo: como selecionar a tratar informação num texto narrativo.