Introdução ao Scratch


Introdução ao Scratch
Aula
11
|
Áreas de Conhecimento
  • Entender as regras para criação e utilização de palavras-chave seguras. 

  • Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa; 

  • Selecionar as soluções tecnológicas mais adequadas para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos; 

  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados; 

  • Produzir e modificar artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados. 

Temas

Introdução ao Scratch.

Aula
11
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Introdução ao Scratch
Introdução ao Scratch.
Aulas
Organização do trabalho
Estratégias de estudo: como selecionar a tratar informação num texto narrativo.
Estratégias de estudo: como gerir emails e pastas digitais
Organização do Trabalho Autónomo - Inglês
Regras de segurança no laboratório;​ Material de laboratório;​ Como elaborar um relatório
Estilo de vida ativo e saudável
Como estudar Português. Técnicas de estudo
Aceder e interagir numa plataforma. Criar apresentações
Criar um documento e uma banda desenhada em plataformas digitais
Instrumentos de medida e desenho. O Geogebra
Introdução ao Scratch
Preparar uma apresentação oral
Introdução ao Scratch. Regras a evitar ao criar palavras-passe
Programar sons com o Scratch com a placa Makey makey
Comunicar utilizando o email e resolver desafios de programação
Organização do Trabalho Autónomo Inglês
A plataforma Khan Academy
Milage Aprender +
Programação com robots
Ser autónomo em História e Geografia de Portugal
Como se aprende música?
Organização e tratamento de dados​
Vamos brincar à vida. Exploração de indutores: texto, música e imagem
Vamos viajar por Portugal
Viagem por Portugal: património, museus, jardins e bibliotecas
Desenvolver uma prática de dança de forma autónoma
Tintas líquidas obtidas a partir de ingredientes naturais
Programar com artefactos em placa de Arduino
Programação com a placa eletrónica micro:bit
Férias: Planificação e organização
Hábitos de leitura. A importância da leitura
Ser autónomo em História e Geografia de Portugal, parte 2