Consciência fonológica e habilidades fonémicas. Alfabeto e grafemas
 
    
    Género. Consciência fonémica.
 
    Género. Consciência fonémica. Interculturalidade 
 
    Flexão do nome em género e número.
 
    Ortografia. Planificação de textos.
 
    Compreender, Organizar e Planificar um Texto
 
    
    Compreender e interpretar rótulos. Texto instrucional: a receita.
 
    Texto Poético: "Fala Bicho" de Violeta Figueiredo. Sinónimos e Antónimos
 
    A girafa que comia estrelas I
 
    A girafa que comia estrelas II
 
    
    Acentos gráficos e regras de ortografia
 
    Determinantes: artigos definidos e indefinidos
 
    
    
    Escrever: carta e correio eletrónico. O texto informativo
 
    Escrever e interpretar: o texto informativo
 
    
    O Caracol que queria ser polícia. Acróstico
 
    Texto dialogal. Classe de palavras: o verbo
 
    Classe e subclasse de palavras. Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles
 
    Classificar as palavras quanto ao número de sílabas
 
    Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Consciência fonológica. O campo lexical
 
    O Inverno, de Eugénio de Andrade. O aviso. Pontuação
 
    "O Grufalão", de Julia Donaldson
 
    "A que sabe a Lua?", de Michael Grejniec. O texto narrativo
 
    A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
 
    Compreensão e interpretação de textos orais e escritos
 
    
    Sentido de palavras em diferentes áreas
 
    "O Sapo Apaixonado", de Max Velthuijs. Pronomes pessoais
 
    O poema "Joaninha", de Sidónio Muralha. Classificar as palavras quanto ao número de sílabas
 
    Segmentação silábica. "O som das cores", de Paula Teixeira
 
     Interpretação e compreensão: a notícia
 
    A interjeição. Texto não literário: o protocolo experimental
 
    "Estranhões e Bizarrocos", de José Eduardo Agualusa. Exercícios de aplicação
 
    Escrita de texto narrativo com recurso à tabela de estórias
 
    "O príncipe com orelhas de burro", de Adolfo Coelho. Escrita com recurso à tabela de estórias
 
    "O elefante cor-de-rosa", de Luísa Dacosta
 
    Exercícios de Ortografia - Aplicação
 
    Compreensão e interpretação de "As mãos não são para bater", de Martine Agassi
 
    Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia
 
    Leitura e compreensão de "Século XXVII, cidade de Alcochete", de Luísa Ducla Soares. Acentos Sinais gráficos
 
    A escrita criativa. "O crocodilo que não gostava de água", de Gemma Merino
 
    Família de Palavras. Ortografia
 
    Compreensão e exploração do conto "Raposinha Gaiteira", versão de Adolfo Coelho. Aplicação de conhecimentos: o plural de nomes comuns
 
    A Língua Portuguesa pelo Mundo
 
    "Os animais escritores", de Alice Cardoso
 
    Texto informativo: compreensão. Texto não literário: o calendário
 
    Compreensão de "Gonçalo e a bicharada", de António Torrado. Texto não literário: programação televisiva
 
    Compreensão de Turista especial, de António Torrado. Exercícios gramaticais
 
    Conto tradicional guineense: "O menino e o crocodilo"
 
    
    "Os amores de Uirapuru, o pássaro vermelho", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
 
    O Texto Informativo: compreensão e escrita
 
    A Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
 
    Texto não literário: a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959)
 
    Escrita criativa: caligramas e acrósticos
 
    Texto não literário: o horário. Leitura de "Unine", conto tradicional de Santo Antão
 
    Força africana: o sol desapareceu. Será que foi roubado?, de Paula Cardoso
 
    Escrita de um texto narrativo: visita à sala de aula
 
    Escrita criativa: propostas
 
    O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares