Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia


Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia
Aula
44
|
Áreas de Conhecimento
  • Oralidade
  • - Destacar o essencial de um texto, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura
    •  Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas). 
    •  Identificar informação explícita num texto.
  • Educação Literária
    •  Compreender narrativas literárias.
  • Escrita

- Representa por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou grafemas na palavra.

Temas

Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia.

Aula
44
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia
Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia.
Aulas
Consciência fonológica e habilidades fonémicas. Alfabeto e grafemas
Compreensão da Leitura
Género. Consciência fonémica.
Género. Consciência fonémica. Interculturalidade
Flexão do nome em género e número.
Ortografia. Planificação de textos.
Compreender, Organizar e Planificar um Texto
Textos da Tradição Oral
Compreender e interpretar rótulos. Texto instrucional: a receita.
Texto Poético: "Fala Bicho" de Violeta Figueiredo. Sinónimos e Antónimos
A girafa que comia estrelas I
A girafa que comia estrelas II
Pontuar: Sinais e regras
Acentos gráficos e regras de ortografia
Determinantes: artigos definidos e indefinidos
Onomatopeias
O lápis mágico de Malala
Escrever: carta e correio eletrónico. O texto informativo
Escrever e interpretar: o texto informativo
A banda desenhada
O Caracol que queria ser polícia. Acróstico
Texto dialogal. Classe de palavras: o verbo
Classe e subclasse de palavras. Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles
Classificar as palavras quanto ao número de sílabas
Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Consciência fonológica. O campo lexical
O Inverno, de Eugénio de Andrade. O aviso. Pontuação
"O Grufalão", de Julia Donaldson
"A que sabe a Lua?", de Michael Grejniec. O texto narrativo
A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
Compreensão e interpretação de textos orais e escritos
O cartaz. O nome
Sentido de palavras em diferentes áreas
"O Sapo Apaixonado", de Max Velthuijs. Pronomes pessoais
O poema "Joaninha", de Sidónio Muralha. Classificar as palavras quanto ao número de sílabas
Segmentação silábica. "O som das cores", de Paula Teixeira
Interpretação e compreensão: a notícia
A interjeição. Texto não literário: o protocolo experimental
"Estranhões e Bizarrocos", de José Eduardo Agualusa. Exercícios de aplicação
Escrita de texto narrativo com recurso à tabela de estórias
"O príncipe com orelhas de burro", de Adolfo Coelho. Escrita com recurso à tabela de estórias
"O elefante cor-de-rosa", de Luísa Dacosta
Exercícios de Ortografia - Aplicação
Compreensão e interpretação de "As mãos não são para bater", de Martine Agassi
Leitura e compreensão de "A Menina do Mar", de Sofia de Mello Breyner Andresen. Ortografia
Leitura e compreensão de "Século XXVII, cidade de Alcochete", de Luísa Ducla Soares. Acentos Sinais gráficos
A escrita criativa. "O crocodilo que não gostava de água",​ de Gemma Merino
Família de Palavras. Ortografia
Compreensão e exploração do conto "Raposinha Gaiteira", versão de Adolfo Coelho. Aplicação de conhecimentos: o plural de nomes comuns
A Língua Portuguesa pelo Mundo
"Os animais escritores", de Alice Cardoso
Texto informativo: compreensão. Texto não literário: o calendário
Compreensão de "Gonçalo e a bicharada", de António Torrado. Texto não literário: programação televisiva
Compreensão de Turista especial, de António Torrado. Exercícios gramaticais
Conto tradicional guineense: "O menino e o crocodilo"
A lenda de Timor
"Os amores de Uirapuru, o pássaro vermelho", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
O Texto Informativo: compreensão e escrita
A Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
Texto não literário: a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959)
Escrita criativa: caligramas e acrósticos
Texto não literário: o horário. Leitura de "Unine", conto tradicional de Santo Antão
Força africana: o sol desapareceu. Será que foi roubado?, de Paula Cardoso
Escrita de um texto narrativo: visita à sala de aula
Escrita criativa: propostas
O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares