Jogo Os exploradores do meio


Jogo Os exploradores do meio
Aula
30
|
Áreas de Conhecimento

Reconhecer as implicações das condições atmosféricas diárias, no seu quotidiano. 

Estabelecer relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade na descrição de situações do quotidiano e ou da sua história pessoal, numa linha do tempo, localizando-as no espaço, através de plantas, de mapas e de globo. 

Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes e distingui-los de formas não vivas. 

Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento. 

Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os procedimentos experimentais. 

Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento. 

Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.  

 

Identificar as propriedades de diferentes materiais (Ex.: forma, textura, cor, sabor, cheiro, brilho, flutuabilidade, solubilidade), agrupando-os de acordo com as suas características, e relacionando-os com as suas aplicações. 

Cidadania 

  • Educação ambiental  

Temas

Jogo Os exploradores do meio.

Aula
30
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Jogo Os exploradores do meio
Jogo Os exploradores do meio.
Aulas
QUEM SOU EU? Identidade e Identificação individual
“As Profissões”
“Estações do Ano”
As alterações morfológicas ao longo da vida.
Segurança Rodoviária
Alterações Climáticas.
A importância do Sol
Seres vivos e seres não vivos
Animais domésticos e selvagens​.
Plantas espontâneas e cultivadas
Constituição das plantas
Corpo humano e cuidados de higiene pessoal
Vida em sociedade – a escola e os seus espaços
Vida em sociedade: a casa e os seus espaços
Histórias de vida
As famílias
Cores, sabores e aromas das plantas
Partes e sentidos do corpo
Itinerários diários
Preservação dos espaços comuns
Rotinas diárias
Alimentação saudável e dias da semana
Registo semanal do tempo
Estações do ano e cores da natureza
Os seres vivos e as suas adaptações ao clima
As necessidades básicas dos animais
As necessidades básicas das plantas​
O que nos dão as árvores?​
Vamos ajudar a Terra
Jogo Os exploradores do meio
Vamos ajudar a Terra…(1): reduzir o consumo de água e energia
Vamos ajudar a Terra…(2): tratamento e separação de resíduos
Vamos ajudar a Terra…(3): poluição aquática
Vamos ajudar a Terra…(4): efeitos da poluição na nossa saúde
Jogo Vamos ajudar a Terra​
Propriedades dos materiais (1): como percecionamos as cores?​
Propriedades dos materiais (2): forma e brilho
Propriedades dos materiais (3): solubilidade
Propriedades dos materiais (4): flutuabilidade
Jogo: Vamos explorar as propriedades dos materiais
A água (1): propriedades da água
A água (2): efeito da água sobre os materiais
A água (3): distinguir líquidos e sólidos
Diversidade entre seres vivos
A importância da higiene de sono
Jogo: Vamos explorar as propriedades da água
Continentes e oceanos (1): áreas emersas e imersas
Continentes e oceanos (2): território de Portugal
Símbolos Nacionais: Portugal no mundo
Literacia financeira: desejos e necessidades I
Literacia financeira: desejos e necessidades II
Higiene Alimentar (1)
Higiene Alimentar (2)
Como agir em situações de emergência?
Segurança na praia, piscinas e rios
A importância dos insetos polinizadores
Como ajudar os insetos polinizadores?
Segurança rodoviária
De onde vem…o mel?
Os morcegos
Prevenção de incêndios florestais
De onde vem...o papel?
Biodiversidade marinha
Laticínios: o queijo
“Estação dos quatro poemas – inverno.”