O relatório


O relatório
Aula
25
|
Áreas de Conhecimento

Escrita

  • Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
  • Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
  • Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
  • Aperfeiçoar o texto depois de redigido.
  • Utilizar processadores de texto e recursos da Web para a escrita, revisão e partilha de textos.
  • Redigir textos de âmbito escolar, como a exposição e o resumo.
Temas

O relatório.

Aula
25
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
O relatório
O relatório.
Aulas
Vamos começar – O LIVRO
Eu sou um leitor! Projeto de leitura
Eu sou um leitor! - Texto de Dicionário e Texto de enciclopédia.
Eu sou um leitor! Sinais de Pontuação- ortografia
Eu sou um leitor! O índice e duas versões para o mesmo conto
Eu sou um escritor! Escrever um texto narrativo
Eu sou um escritor! O texto descritivo
Interpretação de texto. Os verbos de instrução
Escrita criativa: redação de um texto narrativo
Escrever um livro: a experiência de uma escritora
A apresentação oral de um livro
Texto poético e texto instrucional
Elaboração de um trabalho escolar
Regras para a escrita de um diálogo
A receita da Branca de Neve. Texto instrucional: a receita
Sugestões de leitura do PNL
O Resumo
As personagens e o texto literário
Os livros da nossa vida
O Dia Mundial da árvore e da Poesia
A carta e o e-mail
A notícia
Texto dramático: sugestões do Plano Nacional de Leitura
Histórias de Cordel
O relatório
Texto poético: sugestões de leitura do Plano Nacional de Leitura
Provérbios e expressões idiomáticas
O Dia da Criança. Direitos das crianças
Uma visita à biblioteca
Lendas de países lusófonos. Expressões idiomáticas