Texto dramático: sugestões do Plano Nacional de Leitura
ORALIDADE
Compreensão
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
Leitura
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Identificar tema, ideias principais e pontos de vista.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
Educação Literária
- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática.
- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
- Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
- Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
- Explicar recursos expressivos utilizados na construção de textos literários (designadamente anáfora e metáfora).
-Expressar reações aos livros lidos e partilhar leituras através de declamações, representações teatrais, escrita criativa, apresentações orais.
- Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e manifestações artísticas diferentes.
ESCRITA
- Descrever pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.
- Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
- Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
- Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
Aperfeiçoar o texto depois de redigido.
Texto dramático: sugestões do Plano Nacional de Leitura.
Texto dramático: sugestões do Plano Nacional de Leitura.