Histórias de Cordel
ORALIDADE
Compreensão
Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
Expressão
Preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades.
LEITURA
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Identificar tema, ideias principais e pontos de vista.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática.
- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
- Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
-Expressar reações aos livros lidos e partilhar leituras através de declamações, representações teatrais, escrita criativa, apresentações orais.
- Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e manifestações artísticas diferentes.
Histórias de Cordel.
Histórias de Cordel.