Histórias de Cordel


Histórias de Cordel
Aula
24
|
Áreas de Conhecimento

ORALIDADE 

Compreensão 

Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.  

Expressão  

Preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.  

Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades.  

LEITURA 

- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma. 

- Explicitar o sentido global de um texto. 

- Identificar tema, ideias principais e pontos de vista. 

- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes). 

- Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação. 

EDUCAÇÃO LITERÁRIA 

- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática. 

- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos. 

- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.  

- Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.  

-Expressar reações aos livros lidos e partilhar leituras através de declamações, representações teatrais, escrita criativa, apresentações orais.  

- Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e manifestações artísticas diferentes. 

Temas

Histórias de Cordel.

Aula
24
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Histórias de Cordel
Histórias de Cordel.
Aulas
Vamos começar – O LIVRO
Eu sou um leitor! Projeto de leitura
Eu sou um leitor! - Texto de Dicionário e Texto de enciclopédia.
Eu sou um leitor! Sinais de Pontuação- ortografia
Eu sou um leitor! O índice e duas versões para o mesmo conto
Eu sou um escritor! Escrever um texto narrativo
Eu sou um escritor! O texto descritivo
Interpretação de texto. Os verbos de instrução
Escrita criativa: redação de um texto narrativo
Escrever um livro: a experiência de uma escritora
A apresentação oral de um livro
Texto poético e texto instrucional
Elaboração de um trabalho escolar
Regras para a escrita de um diálogo
A receita da Branca de Neve. Texto instrucional: a receita
Sugestões de leitura do PNL
O Resumo
As personagens e o texto literário
Os livros da nossa vida
O Dia Mundial da árvore e da Poesia
A carta e o e-mail
A notícia
Texto dramático: sugestões do Plano Nacional de Leitura
Histórias de Cordel
O relatório
Texto poético: sugestões de leitura do Plano Nacional de Leitura
Provérbios e expressões idiomáticas
O Dia da Criança. Direitos das crianças
Uma visita à biblioteca
Lendas de países lusófonos. Expressões idiomáticas