O amor na lírica de Camões: “Amor é fogo que arde” e “Está lascivo e doce passarinho”
Oralidade
Sintetizar o discurso escutado a partir do registo de informação relevante quanto ao tema e à estrutura.
Produzir textos adequados à situação de comunicação, com correção e propriedade lexical.
Utilizar de modo apropriado processos como retoma, resumo e explicitação no uso da palavra em contextos formais.
Recorrer a processos de planificação e de avaliação de textos para melhoria dos discursos orais a realizar.
Leitura
Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade dos géneros seguintes: exposição sobre um tema e apreciação crítica.
Realizar leitura crítica e autónoma.
Analisar a organização interna e externa do texto.
Clarificar tema (s), ideias principais, pontos de vista.
Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto.
Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas. Utilizar métodos de trabalho científico no registo e tratamento da informação.
Educação Literária
Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI.
Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais.
Relacionar características formais do texto poético com a construção de sentido.
Comparar textos em função de temas, ideias e valores.
Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos.
Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
O amor na lírica de Camões: “Amor é fogo que arde” e “Está lascivo e doce passarinho”.
O amor na lírica de Camões: “Amor é fogo que arde” e “Está lascivo e doce passarinho”.