Introdução à lírica de Camões. O contexto histórico-literário
Aula
28
|
Áreas de Conhecimento
Oralidade
- Sintetizar o discurso escutado a partir do registo de informação relevante quanto ao tema e à estrutura.
- Produzir textos adequados à situação de comunicação, com correção e propriedade lexical.
- Utilizar de modo apropriado processos como retoma, resumo e explicitação no uso da palavra em contextos formais.
- Recorrer a processos de planificação e de avaliação de textos para melhoria dos discursos orais a realizar.
Leitura
- Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas. Utilizar métodos de trabalho científico no registo e tratamento da informação.
Educação Literária
- Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI.
- Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais.
- Relacionar características formais do texto poético com a construção de sentido.
- Comparar textos em função de temas, ideias e valores.
- Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos.
- Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
Temas
Introdução à lírica de Camões. O contexto histórico-literário.
Aula
28
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.
Atividades e Recursos Complementares
Introdução à lírica de Camões. O contexto histórico-literário
Introdução à lírica de Camões. O contexto histórico-literário.
Introdução à lírica de Camões. O contexto histórico-literário.
Aulas