A salvação de Wang-Fô: uma experiência estética


A salvação de Wang-Fô: uma experiência estética
Aula
9
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Áreas de Conhecimento

A criação artística e a obra de arte.  

  • O problema da definição de arte. Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma.  
  • Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.
  • Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.
  • Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.
  • Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.
  • Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação, arte como expressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.
  • Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte. 
Temas

A salvação de Wang-Fô: uma experiência estética.

Aula
9
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Atividades e Recursos Complementares
Aulas
A importância da Filosofia e os problemas filosóficos
Determinismo e liberdade na ação humana
A criação artística e a obra de arte
Lógica: algumas noções básicas
Filosofia da arte: teorias essencialistas
Das proposições às conetivas proposicionais
Filosofia da arte: teorias não essencialistas
As conectivas proposicionais e as tabelas de verdade
A salvação de Wang-Fô: uma experiência estética
Tabelas de verdade. Teste de validade de argumentos
O sentido da vida e o conceito teísta de Deus
Formas de inferência válida (1)
A prova da existência de Deus: o argumento teleológico
Modus ponens, modus tollens e principais falácias formais
Prova da existência de Deus: o argumento cosmológico
Argumentos não dedutivos: a indução
Provas da existência de Deus: o argumento ontológico
Argumentos não-dedutivos: argumentos por analogia e por autoridade
O fideísmo e a aposta de Pascal
Falácias Informais (I)
O problema do mal
Falácias informais: falsa relação causal, petição de princípio, boneco de palha e ad hominem
Como escrever um ensaio filosófico?
A natureza dos juízos morais
Negação de proposições e o quadrado da oposição
A natureza dos juízos morais: subjetivismo e emotivismo
A natureza dos juízos morais: relativismo e objetivismo
A definição tripartida de conhecimento: o conhecimento como crença verdadeira justificada
A definição tripartida de conhecimento (CVJ) e o problema de Gettier
As limitações do relativismo cultural e o problema dos Direitos Humanos
É possível conhecer?
O fundacionalismo de Descartes: das razões para duvidar ao resultado positivo da dúvida
O fundacionalismo de Descartes: do “eu” confinado à redescoberta do mundo exterior
A liberdade de expressão tem limites?
O fundacionalismo de David Hume: o princípio da cópia e a bifurcação
O fundacionalismo de David Hume: das questões de facto ao problema da indução
René Descartes e David Hume: tête-à-tête