Cidadania global e desenvolvimento sustentável (2)
CN, 7.º ano – CIÊNCIA GEOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA VIDA NA TERRA
Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais. Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
CN, 8.º ano – TERRA, UM PLANETA COM VIDA
Explicar as principais condições da Terra que permitiram o desenvolvimento e a manutenção da vida, articulando com saberes de outras disciplinas (ex.: Ciências Físico-Químicas). Interpretar gráficos da evolução da temperatura e do dióxido de carbono atmosférico ao longo do tempo geológico. Relacionar a influência dos seres vivos com a evolução da atmosfera terrestre e o efeito de estufa na Terra.
CN, 9.º ano – VIVER MELHOR NA TERRA
Distinguir saúde de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde. Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais.
GEO, 7.º ano – MEIO NATURAL
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma gestão sustentável do território, aplicando questionários de monitorização dos riscos no meio local, como por exemplo, os dos cursos de água e das áreas do litoral.
GEO, 8.º ano – POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas.
GEO, 9.º ano – CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Distinguir crescimento económico de desenvolvimento.
AMBIENTE E SOCIEDADE
Apresentar soluções para conciliar o crescimento económico, o desenvolvimento humano e o equilíbrio ambiental.
Cidadania global e desenvolvimento sustentável (2).
Cidadania global e desenvolvimento sustentável (2).