Uma peça de teatro: "Antes de Começar"


Uma peça de teatro: "Antes de Começar"
Aula
42
|
Áreas de Conhecimento

Apropriação e Reflexão: Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc). Analisar os espetáculos/performances, recorrendo a vocabulário adequado e específico e articulando o conhecimento de aspetos contextuais (relativos ao texto, à montagem, ao momento da apresentação, etc.) com uma interpretação pessoal. Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática. 

Interpretação e Comunicação: Reconhecer, em produções próprias ou de outrem, as especificidades formais do texto dramático convencional: estrutura – monólogo ou diálogo; segmentação – cenas, atos, quadros, etc.; componentes textuais – falas e didascálias. 

Experimentação e Criação: Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades (de movimento livre ou orientado, criação de personagens, etc.). 

Temas

Uma peça de teatro: "Antes de Começar".

Aula
42
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Uma peça de teatro: "Antes de Começar"
Uma peça de teatro: "Antes de Começar".
Aulas
A música vive no corpo
“Escutar e abraçar a diferença”
"De uma melodia nascem mil canções"
"Viagem com uma viola"
Exploradores musicais
"Timbres da nossa Terra"
Bate, Bater, Bateria!
Viagem à volta do Ritmo
O silêncio e a música na dança
Improvisar de formas diferentes
Uma peça e tantas coreografias
Viajar no tempo com a dança
Danças do Mundo
Descobrir o movimento da natureza
Olhar a dança através da tela
Desenhar com o corpo
O corpo e a voz
Objetos animados
O corpo escuta. O corpo dança!
Arte sem palavras
Reconheço os timbres: instrumentos Orff
Viagem sonora: os géneros musicais​
Exploração de ideias a partir de indutores: poema chinês
Exploração de ideias a partir de indutores: imaginário
O meu jardim secreto: património natural, cultural e artístico
A minha casa de sonho: espaço projetado – Espaço habitado
Como se mexem os animais da quinta: estruturas rítmicas e coreografia
Ver dança e dançar: universos coreográficos e performativos
Eu e a Luz: O Potencial da luz no trabalho artístico
Exploração de personagens a partir de um conto
Escuta, adivinha, canta e acompanha!
Ritmo, Melodia e Harmonia
“Na cozinha vou fazer uma obra de arte para comer”: A simbologia do material na utilização da prática artística
“O Meu Eco-monstrinho". A preocupação ambiental através da representação artística
A contração na dança: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
A barra da Dança Clássica: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
“Alquimia da cor”. Experiência com cor
“Espelho meu, espelho meu… Que cores tenho eu?”: Simbologia da cor
Histórias e personagens: "Capuchinho Vermelho"
Experiências Teatrais: Reconhecimento das expressões artísticas abordadas
Eu e as memórias - explorar as memórias que temos das coisas e criar novas memórias
Uma peça de teatro: "Antes de Começar"
Movimentos do quotidiano: diferentes possibilidades de movimentação do corpo
Objetos e movimentos: diferentes possibilidades de movimentação do corpo
“Jangada das Artes”: Dança e Música
"A música convida a dança- criação artística conjunta”
"Vamos construir uma História": quadros e personagens (1)
"Vamos construir uma história": quadros e personagens (2)
A moda e o ambiente: "O roupeiro vais abrir e uma roupa descobrir!"
Na Máquina do Tempo pela História do Teatro
Uma visita Teatro Dona Maria II
"Vamos brincar com a linha": linhas, fios, pontos e nós
"A sala vou preparar, os convidados estão a chegar": espaço habitado e vivido através da representação artística
Todos para a mesa! Os alimentos na representação artística
Para mais tarde recordar: narrativas visuais
A janela vou abrir e curiosidades descobrir
Vamos ver a história: O ensaio geral
Inspirados nos animais
A magia da imagem em movimento: cinema de animação
“A Música e as palavras”: Musicar, cantar e improvisar
Banda desenhada ou banda musicada? Musicando as tirinhas da Mafalda