![](/s3/files/styles/800x450/public/images/subjects/educacao-artistica-1o-ao-4o.jpg?itok=lzXN2arn)
O corpo escuta. O corpo dança!
Música
-
Experimentação e criação: Experimentar sons vocais (voz falada, voz cantada) de forma a conhecer as potencialidades da voz como instrumento musical;
-
Explorar fontes sonoras diversas (corpo, objetos do quotidiano, instrumentos musicais) de forma a conhecê- las como potencial musical;
-
Improvisar, a solo ou em grupo, pequenas sequências melódicas, rítmicas ou harmónicas a partir de ideias musicais ou não musicais (imagens, textos, situações do quotidiano, etc.);
-
Interpretação e comunicação: Realizar sequências de movimentos corporais em contextos musicais diferenciados;
-
Comunicar através do movimento corporal de acordo com propostas musicais diversificadas;
-
Apresentar publicamente atividades artísticas em que se articula a música com outras áreas do conhecimento;
-
Apropriação e reflexão: Comparar características rítmicas, melódicas, harmónicas, dinâmicas, formais tímbricas e de textura em repertório de referência, de épocas, estilos e géneros diversificados;
-
Utilizar vocabulário e simbologias convencionais e não convencionais para descrever e comparar diversos tipos de sons e peças musicais de diferentes estilos e géneros.
Dança
-
Distinguir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo (na totalidade, pelas partes, superfícies ou articulações) através de movimentos locomotores e não locomotores, diferentes formas de ocupar/evoluir no Espaço.
-
Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor, integrando diferentes elementos do Tempo.
-
Interpretar o seu papel coreográfico, mobilizando o vocabulário desenvolvido, através de um desempenho expressivo-formal, em consonância com os contextos e os materiais da intervenção performativa, pela adequação entre o domínio dos princípios de movimento envolvidos e a expressividade inerente à interpretação.
-
Recriar sequências de movimentos a partir de temáticas, com diferentes formas espaciais e/ou estruturas rítmicas, evidenciando capacidade de exploração e de composição.
O corpo escuta. O corpo dança!
![](https://estudoemcasa-2020-2021.s3.eu-west-3.amazonaws.com/s3fs-public/styles/800x455/public/images/bgimages/1o-ao-4o.png?itok=BU9BwcbV)
O corpo escuta. O corpo dança!