"De uma melodia nascem mil canções"


"De uma melodia nascem mil canções"
Aula
3
|
Áreas de Conhecimento

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO:
• Experimentar sons vocais (voz falada, voz cantada) de forma a conhecer as
potencialidades da voz como instrumento musical.
2. Explorar fontes sonoras diversas (corpo, objetos do quotidiano, instrumentos
musicais) de forma a conhecê- las como potencial musical.
INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
3. Interpretar rimas, trava-línguas, lengalengas, etc., usando a voz (cantada ou
falada) com diferentes intencionalidades expressivas.
4. Cantar, a solo e em grupo, da sua autoria ou de outros, cancões com características
musicais e culturais diversificadas, demonstrando progressivamente qualidades
técnicas e expressivas.
APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO:
5. Comparar características rítmicas, melódicas, harmónicas, dinâmicas, formais
tímbricas e de textura em repertório de referência, de épocas, estilos e géneros
diversificados

Temas

"De uma melodia nascem mil canções".

Aula
3
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
"De uma melodia nascem mil canções"
"De uma melodia nascem mil canções".
Aulas
A música vive no corpo
“Escutar e abraçar a diferença”
"De uma melodia nascem mil canções"
"Viagem com uma viola"
Exploradores musicais
"Timbres da nossa Terra"
Bate, Bater, Bateria!
Viagem à volta do Ritmo
O silêncio e a música na dança
Improvisar de formas diferentes
Uma peça e tantas coreografias
Viajar no tempo com a dança
Danças do Mundo
Descobrir o movimento da natureza
Olhar a dança através da tela
Desenhar com o corpo
O corpo e a voz
Objetos animados
O corpo escuta. O corpo dança!
Arte sem palavras
Reconheço os timbres: instrumentos Orff
Viagem sonora: os géneros musicais​
Exploração de ideias a partir de indutores: poema chinês
Exploração de ideias a partir de indutores: imaginário
O meu jardim secreto: património natural, cultural e artístico
A minha casa de sonho: espaço projetado e espaço editado
Como se mexem os animais da quinta: estruturas rítmicas e coreografia
Ver dança e dançar: universos coreográficos e performativos
Eu e a Luz: O Potencial da luz no trabalho artístico
Exploração de personagens a partir de um conto
Escuta, adivinha, canta e acompanha!
Ritmo, Melodia e Harmonia
“Na cozinha vou fazer uma obra de arte para comer”: A simbologia do material na utilização da prática artística
“O Meu Eco-monstrinho". A preocupação ambiental através da representação artística
A contração na dança: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
A barra da Dança Clássica: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo
“Alquimia da cor”. Experiência com cor
“Espelho meu, espelho meu… Que cores tenho eu?”: Simbologia da cor
Histórias e personagens: "Capuchinho Vermelho"
Experiências Teatrais: Reconhecimento das expressões artísticas abordadas
Eu e as memórias - explorar as memórias que temos das coisas e criar novas memórias
Uma peça de teatro: "Antes de Começar"
Movimentos do quotidiano: diferentes possibilidades de movimentação do corpo
Objetos e movimentos: diferentes possibilidades de movimentação do corpo
“Jangada das Artes”: Dança e Música
"A música convida a dança- criação artística conjunta”
"Vamos construir uma História": quadros e personagens (1)
"Vamos construir uma história": quadros e personagens (2)
A moda e o ambiente: "O roupeiro vais abrir e uma roupa descobrir!"
"Vamos brincar com a linha": linhas, fios, pontos e nós