Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento


Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento
Aula
46
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Áreas de Conhecimento

Educação Literária

Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais.

Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais.

Comparar textos em função de temas, ideias e valores.

Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos.

Escrita

Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema.

Temas

Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento.

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Atividades e Recursos Complementares
Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento
Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento.
Aulas
Ser humano, Ser Cidadão, Ser um mundo. Discurso Político
A Palavra - Padre António Vieira . Ser humano, Ser Cidadão, Ser um mundo
Sermão de Santo António (aos peixes). Objetivos da eloquência. Crítica social e alegoria
A estrutura do Sermão O Exórdio
A estrutura do sermão. Exposição e confirmação.
O capítulo III do Sermão de Santo António
O capítulo IV do "Sermão de Santo António"
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O capítulo V do "Sermão de Santo António", do Padre António Vieira
"Sermão de Santo António" (aos peixes), do Padre António Vieira. Peroração
O Romantismo e a época liberal. Almeida Garrett
Início do estudo de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett
Frei Luís de Sousa: ato I. A dimensão patriótica da peça
Frei Luís de Sousa: ato I. Expressão simbólica do patriotismo e dimensão trágica
Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett: ato II. Expressão simbólica do patriotismo e dimensão trágica
Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett: ato II. A dimensão trágica
Frei Luís de Sousa: ato III. Drama romântico e marcas trágicas
Frei Luís de Sousa: elementos da tragédia. O final ato III
Alexandre Herculano e a sua obra. Início do estudo do conto “A Abóbada”
Conclusão do estudo de “A Abóbada”, de Alexandre Herculano
Funções sintáticas ao nível da frase
Funções sintáticas internas ao grupo verbal
Funções sintáticas ao grupo nominal e adjetival
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco: a "Introdução" (sugestão biográfica)
"Amor de Perdição": a relação entre personagens e a concentração temporal da ação
"Amor de Perdição": a construção do herói romântico e o amor-paixão
"Amor de Perdição": a obra como crónica da mudança social
"Amor de Perdição": análise do capítulo IV
"Amor de Perdição": análise do capítulo XIX
Almeida Garrett e a época liberal. Introdução ao estudo de Viagens na Minha Terra
"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett (2)
"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo V e VIII
Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett: Capítulos X e XIII
"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo XX
"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo XLIV
Orações coordenadas e subordinadas adverbiais
Orações subordinadas substantivas e adjetivas
"Os Maias", de Eça de Queirós: Contexto histórico-literário
"Os Maias", de Eça de Queirós: O título e o subtítulo do romance. Realismo e naturalismo
A estrutura do enredo d'Os Maias: articulação entre o tempo e a ação
Os Maias: ação principal. Educação e intriga amorosa
Os Maias: o episódio do jantar do Hotel Central
Os Maias: o episódio das corridas no hipódromo
Os Maias: intriga amorosa e marcas trágicas da ação
Os Maias. Crónica de costumes: o jornalismo
Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento
Desfecho da intriga principal em Os Maias
Sarau do Teatro da Trindade Linguagem e estilo em Os Maias
Os sonetos de Antero de Quental: contexto literário. Poema "O palácio da Ventura"
"Sonho oriental", de Antero de Quental. Temas, motivos e estilo dos sonetos anterianos
"O Sentimento dum ocidental", de Cesário Verde. "I. Ave-Marias"
"O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde. "II. Noite fechada"
"O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde: "III. Ao Gás"
"O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde: "IV. Horas Mortas"
O artigo de opinião e o texto de opinião