Ser humano, Ser Cidadão, Ser um mundo. Discurso Político
 
    A Palavra - Padre António Vieira . Ser humano, Ser Cidadão, Ser um mundo 
 
    Sermão de Santo António (aos peixes). Objetivos da eloquência. Crítica social e alegoria
 
    A estrutura do Sermão O Exórdio
 
    A estrutura do sermão. Exposição e confirmação.
 
    O capítulo III do Sermão de Santo António
 
    O capítulo IV do "Sermão de Santo António"
 
     O capítulo V do "Sermão de Santo António"
 
    O capítulo V do "Sermão de Santo António", do Padre António Vieira
 
    "Sermão de Santo António" (aos peixes), do Padre António Vieira. Peroração
 
    O Romantismo e a época liberal. Almeida Garrett
 
    Início do estudo de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett
 
    Frei Luís de Sousa: ato I. A dimensão patriótica da peça
 
    Frei Luís de Sousa: ato I. Expressão simbólica do patriotismo e dimensão trágica
 
    Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett: ato II. Expressão simbólica do patriotismo e dimensão trágica
 
    Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett: ato II. A dimensão trágica
 
    Frei Luís de Sousa: ato III. Drama romântico e marcas trágicas
 
    Frei Luís de Sousa: elementos da tragédia. O final ato III
 
    Alexandre Herculano e a sua obra. Início do estudo do conto “A Abóbada”
 
    Conclusão do estudo de “A Abóbada”, de Alexandre Herculano
 
    Funções sintáticas ao nível da frase
 
    Funções sintáticas internas ao grupo verbal
 
    Funções sintáticas ao grupo nominal e adjetival
 
    Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco: a "Introdução" (sugestão biográfica)
 
    "Amor de Perdição": a relação entre personagens e a concentração temporal da ação
 
    "Amor de Perdição": a construção do herói romântico e o amor-paixão
 
    "Amor de Perdição": a obra como crónica da mudança social
 
    "Amor de Perdição": análise do capítulo IV
 
    "Amor de Perdição": análise do capítulo XIX
 
    Almeida Garrett e a época liberal. Introdução ao estudo de Viagens na Minha Terra
 
    "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett (2)
 
    "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo V e VIII
 
    Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett: Capítulos X e XIII
 
    "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo XX
 
    "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett: Capítulo XLIV
 
    Orações coordenadas e subordinadas adverbiais
 
    Orações subordinadas substantivas e adjetivas
 
    "Os Maias", de Eça de Queirós: Contexto histórico-literário
 
    "Os Maias", de Eça de Queirós: O título e o subtítulo do romance. Realismo e naturalismo
 
    A estrutura do enredo d'Os Maias: articulação entre o tempo e a ação
 
    Os Maias: ação principal. Educação e intriga amorosa
 
    Os Maias: o episódio do jantar do Hotel Central
 
    Os Maias: o episódio das corridas no hipódromo
 
    Os Maias: intriga amorosa e marcas trágicas da ação
 
    Os Maias. Crónica de costumes: o jornalismo
 
    Elementos trágicos em Os Maias: a peripécia e reconhecimento
 
    Desfecho da intriga principal em Os Maias
 
    Sarau do Teatro da Trindade Linguagem e estilo em Os Maias
 
    Os sonetos de Antero de Quental: contexto literário. Poema "O palácio da Ventura"
 
    "Sonho oriental", de Antero de Quental. Temas, motivos e estilo dos sonetos anterianos
 
    "O Sentimento dum ocidental", de Cesário Verde. "I. Ave-Marias"
 
    "O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde. "II. Noite fechada"
 
    "O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde: "III. Ao Gás"
 
    "O sentimento dum ocidental", de Cesário Verde: "IV. Horas Mortas"
 
     O artigo de opinião e o texto de opinião