"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação


"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação
Aula
29
|
Áreas de Conhecimento

Recursos e utilizações tecnológicas

  • Produzir artefactos, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa.
  • Apreciar as qualidades dos materiais (físicas, mecânicas e tecnológicas), através do exercício sistemático dos diferentes sentidos, estabelecendo relações com a utilização de técnicas específicas de materiais: pastas.
  • Selecionar materiais de acordo com as suas características físicas e mecânicas.
  • Investigar, através de experiências simples, algumas características de materiais comuns (dureza, flexibilidade, resistência, elasticidade, plasticidade).
  • Utilizar as principais técnicas de transformação dos materiais, identificando os utensílios e as ferramentas na realização de projetos.
  • Colaborar nos cuidados com o seu corpo e no cumprimento de normas de higiene e segurança na utilização de recursos tecnológicos.

Tecnologia e sociedade

  • Analisar situações concretas como consumidor prudente, manifestando preocupações com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.

 

Temas

"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação.

Aula
29
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação
"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação.
Aulas
Energia e Ambiente
O papel
O objeto técnico.
Movimentos e mecanismos
Agir para a sustentabilidade ambiental - reduzir, reciclar e reutilizar
Barra Cronológica
Da ideia à materialização
Do croqui à maqueta
Brincando com piões gira-gira
A minha casa na árvore: construção e estrutura
“Jogo de mesa 17 ODS”: desenvolvimento sustentável e cidadania ativa
Que segredos têm as folhas? Construção de um puzzle
Cartão de identidade das minhas medidas: organização de informação num suporte gráfico​
Reutilização de materiais: Construção de carrinhos com movimento
Toca a remendar: sons daqui e dacolá - Construção de instrumentos musicais
“O rapaz que prendeu o vento I”: Construção de protótipo de um moinho de vento
“O rapaz que prendeu o vento II “: Construção de protótipo de um aerogerador
“De onde vem e para onde vai - a que velocidade vai o vento?”: Construção de um cata-vento/anemómetro
Formas que dançam ao vento – Construção de móbiles
“Luz, Sombra… Ação”: Construção de um teatro de sombras I
“Luz, Sombra… Ação”: Construção de um teatro de sombras II
“Corpos em movimento - Dança de Fragmentos”: Construção de um autómato
"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais
Nada se cria... tudo se transforma: construção de um candeeiro de teto
"Olha o passarinho!": construção de caixa-ninho para pequenos pássaros
Representação gráfica de instruções: montagem de um protótipo de um banco em papelão
"Vamos enganar o olho?": como construir um brinquedo ótico
"A Necessidade Aguça o Engenho": produção artesanal de papel reciclado e encadernação
"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação
A arte de trabalhar a argila: realização de um azulejo de inspiração mudéjar
A necessidade aguça o engenho: engenharia do papel. Livros animados