"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais


"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais
Aula
23
|
Áreas de Conhecimento

Processos tecnológicos

  • Identificar e representar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação e investigação de contextos socias e comunitários.
  • Identificar requisitos técnicos, condicionalismos e recursos para a concretização de projetos.
  • Compreender a importância dos objetos técnicos face às necessidades humanas.

Recursos e utilizações tecnológicas

  • Produzir artefactos, objetos e sistemas técnicos, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa.
  • Criar soluções tecnológicas através da reutilização, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental.
  • Identificar fontes de energia e os seus processos de transformação (elétrico, térmico, mecânico e sonoro), relacionando-as com soluções tecnológicas aplicáveis aos projetos.

 

Tecnologia e sociedade

  • Reconhecer o potencial tecnológico dos recursos do meio ambiente, explicitando as suas funções, vantagens e impactos (positivos ou negativos) pessoais, sociais e ambientais.
Temas

"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais.

Aula
23
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais
"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais.
Aulas
Energia e Ambiente
O papel
O objeto técnico.
Movimentos e mecanismos
Agir para a sustentabilidade ambiental - reduzir, reciclar e reutilizar
Barra Cronológica
Da ideia à materialização
Do croqui à maqueta
Brincando com piões gira-gira
A minha casa na árvore: construção e estrutura
“Jogo de mesa 17 ODS”: desenvolvimento sustentável e cidadania ativa
Que segredos têm as folhas? Construção de um puzzle
Cartão de identidade das minhas medidas: organização de informação num suporte gráfico​
Reutilização de materiais: Construção de carrinhos com movimento
Toca a remendar: sons daqui e dacolá - Construção de instrumentos musicais
“O rapaz que prendeu o vento I”: Construção de protótipo de um moinho de vento
“O rapaz que prendeu o vento II “: Construção de protótipo de um aerogerador
“De onde vem e para onde vai - a que velocidade vai o vento?”: Construção de um cata-vento/anemómetro
Formas que dançam ao vento – Construção de móbiles
“Luz, Sombra… Ação”: Construção de um teatro de sombras I
“Luz, Sombra… Ação”: Construção de um teatro de sombras II
“Corpos em movimento - Dança de Fragmentos”: Construção de um autómato
"Sol para que te quero?": construção de equipamentos ambientais
Nada se cria... tudo se transforma: construção de um candeeiro de teto
"Olha o passarinho!": construção de caixa-ninho para pequenos pássaros
Representação gráfica de instruções: montagem de um protótipo de um banco em papelão
"Vamos enganar o olho?": como construir um brinquedo ótico
"A Necessidade Aguça o Engenho": produção artesanal de papel reciclado e encadernação
"A Arte de trabalhar a argila". Realização de uma figura a partir da técnica de modelação
A arte de trabalhar a argila: realização de um azulejo de inspiração mudéjar
A necessidade aguça o engenho: engenharia do papel. Livros animados