Iguais na diferença - Não sou o único!
-
Oralidade
Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
-
Leitura
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (texto de opinião – crónica).
Fazer inferências devidamente justificadas.
Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
-
Educação literária
Interpretar os textos em função do género literário (texto poético e texto narrativo).
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música).
-
Gramática
Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica.
Funções sintáticas.
Iguais na diferença – Não sou o único!
- Excerto da crónica “A nossa pátria na Malásia” de José Eduardo Agualusa
- Canção “Não sou o único” pelos Resistência
- Excerto do texto “Ser ou não ser diferente”, Ursula K. Le Guin
- Variação de natureza geográfica da língua portuguesa
- Funções sintáticas
Iguais na diferença - Não sou o único!