![](https://estudoemcasa.s3.eu-west-3.amazonaws.com/s3fs-public/styles/800x450/public/images/subjects/portugues-7o-e-8o.jpg?itok=UmCdwxeS)
Estar perto na distância - Evasão
-
Oralidade
Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
-
Leitura
Ler em suportes variados textos dos géneros: diário.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado.
Fazer inferências devidamente justificadas.
Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
-
Educação literária
Interpretar os textos em função do género literário.
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (pintura).
-
Gramática
Funções sintáticas (sujeito, predicado, complementos direto e indireto e predicativo do sujeito)
Estar perto na distância – Evasão
- Diário de Anne Frank, Anne Frank (excertos)
- Recursos expressivos
- Predicativo do sujeito
![](https://estudoemcasa.s3.eu-west-3.amazonaws.com/s3fs-public/styles/800x455/public/images/bgimages/7o-e-8o.png?itok=I49JYno2)
Estar perto na distância - Evasão