Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições


Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições
Aula
23
|
Áreas de Conhecimento
  • Oralidade 

- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas. 

  • Educação Literária 

- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa. 

- Interpretar o texto em função do género literário. 

- Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação. 

- Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos. 

- Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários 

  • Leitura 

- Reconhecer a forma como o texto está estruturado. 

- Fazer inferências, justificando-as. 

- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma. 

- Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação 

  • Gramática 

- Identificar a classe de palavras: preposições. 

Temas

Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições.

Aula
23
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições
Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições.
Aulas
Textos não literários - A notícia
Textos não literários - O texto publicitário, tipos de frase
Textos não literários: A entrevista - Discurso direto e discurso indireto
Texto de dicionário.
Textos não literários: Texto de enciclopédia e texto expositivo
Textos não literários . Roteiro e Carta.
Textos literários. Conto Popular. Adjetivo
Textos narrativos: Conto tradicional - determinantes possessivos
Textos narrativos. Conto tradicional. Tipo de narrador.
Textos narrativos: A lenda das amendoeiras - o nome
Lenda “A princesa e o pastor” - graus dos adjetivos
"A viúva e o papagaio". A biografia
"A viúva e o papagaio". Advérbios
"A viúva e o papagaio": o desenlace. Pronomes pessoais
"Ali Babá e os 40 ladrões". Texto de opinião
"Ali Babá e os 40 ladrões". Pronome pessoais átonos
Ali Babá e os quarenta ladrões. Pronome pessoais átonos (2)
A Fada Oriana. Verbos
A Fada Oriana. Subclasses dos verbos
A Fada Oriana. Pretérito mais-que-perfeito simples e composto
A Fada Oriana. Sistematização da análise narrativa
Pedro Alecrim, de António Mota. Quantificadores
Pedro Alecrim, de António Mota. As preposições
Pedro Alecrim, de António Mota. O modo imperativo
A vida mágica da Sementinha, de Alves Redol. Determinantes e pronomes demonstrativos
Rosa, minha irmã Rosa, de Alice Vieira. Pronomes possessivos
Chocolate à chuva, de Alice Vieira. Funções sintáticas: sujeito
Contos Gregos, de António Sérgio. Funções sintáticas: vocativo
Rapaz de Bronze. Funções sintáticas: Predicado
O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen (2). Funções sintáticas: complemento direto
Robinson Crusoé, de Daniel Defoe (1). Funções sintáticas: Complemento Indireto
Robinson Crusoé, de Daniel Defoe (2). Formação de palavras: derivação
"Robinson Crusoé", de Daniel Defoe (3). O presente do conjuntivo
"Ulisses", Maria Alberta Menéres (1). Pronomes indefinidos
"Ulisses", de Maria Alberta Menéres (2). O pretérito imperfeito do conjuntivo
"Ulisses", de Maria Alberta Menéres (3). O futuro do conjuntivo
"Ulisses", de Maria Alberta Menéres (4). Complemento Oblíquo
"O Príncipe Nabo", de Ilse Losa (1). Texto dramático
"O Príncipe Nabo", de Ilse Losa (2). Diálogo no texto dramático
O Príncipe Nabo de Ilse Losa. Verbo copulativo e predicativo do sujeito
"As viagens de Gulliver com escala em Portugal", de Luísa Ducla Soares (1). Frase ativa e frase passiva
"As viagens de Gulliver com escala em Portugal", de Luísa Ducla Soares (2). Formação de palavras: composição
"Os Piratas", de Manuel António Pina (1). Funções sintáticas: modificador do grupo verbal
"Os Piratas", de Manuel António Pina (2). Discurso direto e discurso indireto
"Os Piratas" (3), de Manuel António Pina. Modo Condicional
"Toca e Foge ou a Flauta Sem Mágica", de António Torrado
"Toca e Foge ou a Flauta sem Mágica", de António Torrado
Romance tradicional. "A Nau Catrineta", de Almeida Garrett. Formas verbais não finitas: particípio passado
Dia Mundial da Língua Portuguesa
"Bela Infanta", de Almeida Garrett
"As Naus de Verde Pinho", de Manuel Alegre (1). Determinantes indefinidos
"As Naus de Verde Pinho", de Manuel Alegre (2). Frase simples e frase complexa
"As Naus de Verde Pinho", de Manuel Alegre (3). Intertextualidade
Texto poético. “Planeta Azul”, de Luísa Ducla Soares. Conjunções
"Aviador interior", de Manuel António Pina. Conjunções coordenativas
"O Pássaro da Cabeça", Manuel António Pina. Subordinação e conjunções subordinativas
“O Burro”, de Mutimati. O reconto
O poema "Hipermercado", de Luísa Ducla Soares. A sílaba métrica. O texto de opinião
Análise do poema "Diz o avô", de Luísa Ducla Soares. O gerúndio
“Mistérios de Escrita” de Álvaro Magalhães. Animar a leitura
"O limpa-palavras", de Álvaro Magalhães. Caligramas
O poema "Trem de ferro", de Manuel Bandeira. Texto descritivo
O poema "Romance de Tomasinho Cara - Feia", de Daniel Filipe. O resumo
"O Alfabeto dos Bichos", de José Jorge Letria. Texto Expositivo (1): preparação
Texto expositivo: planificação e proposta de redação