Grupos consonânticos. Formação de plural
- Oralidade
Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos.
Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, reproduzir pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões). Identificar informação essencial em textos orais
sobre temas conhecidos.
- Leitura
Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo casos que dependem de diferentes posições nos fonemas ou dos grafemas na palavra.
Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada.
- Escrita
Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que depende de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra.
Elaborar respostas escritas a questionários e a instruções, escrever legivelmente com correção (orto)gráfica.
- Educação Literária
Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular.
Distinguir ficção de não ficção.
- Gramática
Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas. Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome e do adjetivo.
Grupos consonânticos. Formação de plural.
Grupos consonânticos. Formação de plural.