Grupos consonânticos. Formação de plural


Grupos consonânticos. Formação de plural
Aula
53
|
Áreas de Conhecimento
  • Oralidade

 Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos.

 Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, reproduzir  pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões). Identificar informação essencial em textos orais 

 sobre temas conhecidos.

  •    Leitura

Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo casos que dependem de diferentes posições nos fonemas ou dos grafemas na palavra.

       Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada.

  •  Escrita

Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que depende de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra.

      Elaborar respostas escritas a questionários e a instruções, escrever legivelmente com correção (orto)gráfica. 

  • Educação Literária

 Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular. 

       Distinguir ficção de não ficção.

  • Gramática

Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas. Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome e do adjetivo.

Temas

Grupos consonânticos. Formação de plural.

Aula
53
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Grupos consonânticos. Formação de plural
Grupos consonânticos. Formação de plural.
Aulas
Aprender com os Sons (1)
Ler e Escrever I: Vogais
Ler e Escrever I: Vogais e Ditongos
Ler e Escrever I: Vogais e Consoantes
Ler e Escrever III: Vogais e Consoantes
Ler e Escrever IV: Vogais e Consoantes
Escrever e Rimar
Iniciar Educação Literária I
Ler e Escrever V: Vogais e Consoantes
Ler e Escrever VI: Vogais e Consoantes
Contos tradicionais. A consoante “D”
Ler e Escrever VIII: Vogais e Consoantes
Escrever e ordenar sílabas, palavras e frases (1)
Escrever e ordenar sílabas, palavras e frases (2)
Ler e escrever. A consoante "r"
O Coelhinho Branco. Consoante C
A consoante "q"
"O Cuquedo"
Ler, escrever e interpretar
Interpretar poemas e textos narrativos. A consoante "b"
As consoantes: revisões. A consoante "g"
Compreensão de A Gata Borralheira
Leitura e compreensão da quadra ” A feira de Faro”. A consoante f
Leitura e compreensão da “Canção do j”. A letra j 
As letras "f" e "j": consolidação
Sinónimos e antónimos
As letras B e G: consolidação
Consciência fonológica. Ordenar e escrever palavras e frases
Consciência fonológica. A letra S
A letra z. “Zita, Zita vai ver zebras”, de Luísa Ducla Soares
O nome próprio
Lengalenga do Vento, de Maria Alberta Menéres. Singular e plural
A consoante "h". Consciência fonológica
A consoante "x"
Exercícios de Leitura e Escrita
Exercícios de Leitura e Escrita (2)
As letras w, y e k
Exercícios de Interpretação. O alfabeto
"Um bichinho diferente”, de Priscila Ramos de Azevedo. Consciência fonológica
"Corre, corre cabacinha" de Alice Vieira. Consciência fonológica
Ortografia: "rr" e "r"
Ordenar e escrever palavras. Texto não literário: o recado
Ar, er, ir, or, ur
Escrever: ditado
"A História do Pedrito Coelho", de Beatrix Potter. O dígrafo “lh”
Compreensão de "A ovelhinha preta", de Elisabeth Shaw. O dígrafo “nh”
O poema "Chove chuva", de António Mota. O dígrafo "ch"
Os dígrafos "lh", "nh" e "ch". Exercícios
Ortografia e morfologia: exercícios de aplicação
Exercícios de ortografia: ça, ço, çu, ce, ci
Ortografia: uso de "ss" e "s". Compreensão de poemas
O Jogo da Roleta de cores: compreensão de texto e questões lexicais, gramaticais e ortográficas
Grupos consonânticos. Formação de plural
"Surpresa de Handa", de Eileen Browne
Os valores do "x"
Os valores do “x” (2)
"A rã Mainu", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Atividades de leitura e escrita
Aplicação de conhecimentos lexicais, gramaticais e ortográficos
Atividades de escrita
O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares