“Uma ida ao estádio”
Aula
3
|
Áreas de Conhecimento

Representar na reta real e sob a forma de intervalo uma conjunção e/ou disjunção de condições.

Reconhecer, interpretar e resolver inequações do 1.º grau a uma incógnita e usá-las para representar situações em contextos matemáticos e não matemáticos.

Resolver problemas utilizando inequações em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.

Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender e construir argumentos matemáticos e raciocínios lógicos.

Temas

Interseção e reunião de intervalos

Conjunção e disjunção de condições

Inequação. Solução de uma inequação

Resolução de inequações em R

Recursos utilizados na aula:

https://www.geogebra.org/m/RKCBCKYx?fbclid=IwAR0Ug6m30J9vipbuOYdXH1f4G10LyGnKNmopk24X754uOmFpskFVZmAVlNc (autora: Professora Luciana Brito)

Aula
3
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
“Uma ida ao estádio”
“Uma ida ao estádio”
Aulas
Uma viagem pelos números
Números em família
“Uma ida ao estádio”
“Dentro das quatro linhas …”
A “Revolução” dos sólidos
“Uma questão de capacidade”
“Razões constantes”
“Distâncias inacessíveis”
“Regularidades… dos padrões às equações”
“Mais do que uma solução”
“Uma fórmula especial”
“Produtos constantes”
“Tudo ao contrário”
“A curva dos quadrados”
“Miscelânea de funções”
“Do discreto ao contínuo”
“Ganhas tu ou ganho eu!”
“Quantos queres?”
“Matemática fora da caixa…”