“Tudo ao contrário”
Aula
13
|
Áreas de Conhecimento

Reconhecer grandezas inversamente proporcionais e indicar e interpretar a respetiva constante de proporcionalidade inversa. 

Representar uma função de proporcionalidade inversa através da expressão Imagem removida., com Imagem removida., e reconhecê-la graficamente. 

Resolver problemas diversos utilizando funções de proporcionalidade inversa em diversos contextos, aplicando diferentes estratégias de resolução e avaliando os resultados. 

Temas

Função de proporcionalidade inversa 

Expressão algébrica 

Representação gráfica 

Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
“Tudo ao contrário”
“Tudo ao contrário”
Aulas
Uma viagem pelos números
Números em família
“Uma ida ao estádio”
“Dentro das quatro linhas …”
A “Revolução” dos sólidos
“Uma questão de capacidade”
“Razões constantes”
“Distâncias inacessíveis”
“Regularidades… dos padrões às equações”
“Mais do que uma solução”
“Uma fórmula especial”
“Produtos constantes”
“Tudo ao contrário”
“A curva dos quadrados”
“Miscelânea de funções”
“Do discreto ao contínuo”
“Ganhas tu ou ganho eu!”
“Quantos queres?”
“Matemática fora da caixa…”