Diversidade e Identidade – visita de estudo / Centro e Sul
Aula
7
|
Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos  

Linguagens e textos 

Informação e comunicação 

Raciocínio e resolução de problemas 

Pensamento crítico 

Desenvolvimento pessoal e autonomia 

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo) 

Oralidade 

Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.  

Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave. 

Leitura 

Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.  

Explicitar o sentido global de um texto. 

Fazer inferências devidamente justificadas. 

Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. 

Educação Literária 

Interpretar os textos em função do género literário. 

Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.). 

Temas

Monumentos e sítios, uma viagem pela História sob a bússola da literatura  

  • A defesa e consolidação do território  

  • A construção de uma identidade  

  • A diversidade da cultura, do património e da língua portuguesas 

  • Viagem mar adentro – literatura de viagens 

Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Diversidade e Identidade
Diversidade e Identidade
Aulas
"Bravura ou Valentia versus temeridade" - A construção do herói / da heroína no texto narrativo
"Visões da Natureza/Ambivalência do Olhar" - Relação intergeracional - saberes partilhados - olhares Homem / Natureza
Ambiente
Solidariedade
Como estar perto na distância?
Diversidade e Identidade – visita de estudo
Diversidade e Identidade – visita de estudo / Centro e Sul
Os Lusíadas para toda a família – Galeria de Arte Urbana
Ler é viajar, ler é crescer, ler é ser