"Bravura ou Valentia versus temeridade" - A construção do herói / da heroína no texto narrativo
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
Linguagens e textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Oralidade
Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave.
Leitura
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências devidamente justificadas.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Educação Literária
Interpretar os textos em função do género literário.
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.)
Bravura ou valentia versus temeridade
A bravura/valentia – o herói/heroína
A temeridade – o anti-herói/anti-heroína
A viagem, um percurso de (auto)conhecimento
Atividades da aula 1 de Leitura e Literatura (3. ciclo)