Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2)


Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2)
Aula
10
|
Áreas de Conhecimento

EV  

      APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO 

Identificar diferentes manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia; instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas), utilizando um vocabulário específico e adequado. 

INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO 

Intervir na comunidade, individualmente ou em grupo, reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais; 

Expressar ideias, utilizando diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia, multimédia, entre outros); 

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO 

Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão); 

Inventar soluções para a resolução de problemas no processo de produção artística; 

Justificar a intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugeridas. 

 

ET  

       PROCESSOS TECNOLÓGICOS 

       Identificar e representar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação e investigação de contextos socias e   comunitários. Identificar requisitos técnicos, condicionalismos e recursos para a concretização de projetos. 

       RECURSOS E UTILIZAÇÕES TECNOLÓGICAS 

       Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental. 

       Utilizar as principais técnicas de transformação dos materiais usados (união, separação-corte, assemblagem, conformação), identificando os   utensílios e as ferramentas na realização de projetos. Identificar fontes de energia e os seus processos de transformação (elétrico, térmico, mecânico e sonoro), relacionando-as com soluções tecnológicas aplicáveis aos projetos. 

TECNOLOGIA E SOCIEDADE 

Reconhecer o potencial tecnológico dos recursos do meio ambiente, explicitando as suas funções, vantagens e impactos (positivos ou negativos) pessoais, sociais e ambientais. 

Analisar situações concretas como consumidor prudente e defensor do património cultural e natural da sua localidade e região, manifestando preocupações com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.

Temas

Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2).

Aula
10
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2)
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2).
Aulas
Tu podes fazer a diferença! Promoção da saúde e o direito à proteção
Saúde (promoção do exercício físico). Igualdade de Género (no desporto)
Ser um cidadão ativo.
Educação Alimentar
Educação para os Média
Direitos dos Animais
Viver em comunidade - eu e a comunidade
O desporto de e para todos
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2)
Cidadania global e desenvolvimento sustentável
Cidadania global e desenvolvimento sustentável (2)
Eu, o mundo atual e os media entre nós
Cidadania global e biodiversidade
Cidadania global e biodiversidade (2)
Educação Financeira
Será o nosso consumo sustentável?
Violência no Namoro
Igualdade de género / desporto no feminino
Segurança na internet
Desigualdades, pobreza e exclusão social
Desenvolvimento e cidadania global
Como podemos dormir bem?
União Europeia e Participação no pacto ecológico europeu
O que é consumo ético?
Família e cidadania
O Conselho da Europa e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Educação rodoviária
Família e cidadania: os idosos
Riscos naturais
O planeta em perigo
A cidadania e os seus temas