Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2)
EV
APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO
Identificar diferentes manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia; instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas), utilizando um vocabulário específico e adequado.
INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Intervir na comunidade, individualmente ou em grupo, reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais;
Expressar ideias, utilizando diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia, multimédia, entre outros);
EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO
Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão);
Inventar soluções para a resolução de problemas no processo de produção artística;
Justificar a intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugeridas.
ET
PROCESSOS TECNOLÓGICOS
Identificar e representar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação e investigação de contextos socias e comunitários. Identificar requisitos técnicos, condicionalismos e recursos para a concretização de projetos.
RECURSOS E UTILIZAÇÕES TECNOLÓGICAS
Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental.
Utilizar as principais técnicas de transformação dos materiais usados (união, separação-corte, assemblagem, conformação), identificando os utensílios e as ferramentas na realização de projetos. Identificar fontes de energia e os seus processos de transformação (elétrico, térmico, mecânico e sonoro), relacionando-as com soluções tecnológicas aplicáveis aos projetos.
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Reconhecer o potencial tecnológico dos recursos do meio ambiente, explicitando as suas funções, vantagens e impactos (positivos ou negativos) pessoais, sociais e ambientais.
Analisar situações concretas como consumidor prudente e defensor do património cultural e natural da sua localidade e região, manifestando preocupações com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2).
Educação ambiental para a sustentabilidade em casa (2).