Os romanos e os lusitanos


Os romanos e os lusitanos
Aula
39
|
Áreas de Conhecimento

Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais AC e DC. 3.º 

Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local (origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/personalidades históricas, feriado municipal). 3.º  

Reconhecer vestígios do passado local: - construções; - instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; - costumes e tradições. 3.º 

Manusear operadores tecnológicos (elásticos, molas, interruptor, alavanca, roldana, etc.) de acordo com as suas funções, princípios e relações. 

Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides. 

Cidadania  

Interculturalidade 

Temas

Os romanos e os lusitanos.

Aula
39
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Os romanos e os lusitanos
Os romanos e os lusitanos.
Aulas
Natureza: seres vivos, sua reprodução e herança genética. Diversidade Cultural e Interculturalidade.
Preservação da Natureza. Educação Ambiental
A Pele - funções da pele, impressão digital, cuidados a ter.
O Sistema Digestivo.
Sistema Respiratório.
Sistema excretor.
Sistema circulatório
Vestígios do passado
Estados físicos da água
Ciclo da água
Interferência do oceano na vida humana
Influência humana no oceano
O oceano e a humanidade: contaminação da cadeia alimentar
O oceano e a humanidade: pesca
Agentes erosivos e alterações na paisagem
Agentes erosivos e zonas costeiras
A importância dos rios
Formas de relevo
A importância das rochas
A importância dos solos
As rochas portuguesas e a sua aplicabilidade
Os solos portugueses e a sua exploração
Do Big Bang ao dia em que nasceste​
O Sistema Solar
A Terra, a Lua e o Sol (1)
A Terra, a Lua e o Sol (2)
Terra, um planeta especial (1): a forma da Terra
Terra, um planeta especial (2): o Planeta Azul
Terra, um planeta especial (3): vulcões
Terra, um planeta especial (4): sismos
Terra, um planeta especial (5): campo magnético
Terra, um planeta especial (6): continentes e oceanos
A contagem do tempo (1): história da Terra
A contagem do tempo (2): década, século e milénio
Os primeiros habitantes da Península Ibérica
As primeiras comunidades sedentárias
Iberos, Celtas e Celtiberos​
Contacto com povos mediterrânicos
Os romanos e os lusitanos
Os romanos e os povos bárbaros
Influência muçulmana na Península Ibérica​
A formação do reino de Portugal​
Expansão marítima (1): de Ceuta ao cabo da Boa Esperança
Época da expansão marítima (2): novos saberes e novos sabores
Período filipino e a Restauração
A implantação da República
O 25 de abril
Portugal hoje: órgãos de soberania e símbolos nacionais
Portugal na União Europeia
Literacia financeira: risco e incerteza (1)
Literacia financeira: risco e incerteza (2)
A produção de energia elétrica
Experiências com a eletricidade
Experiências com eletricidade estática
Energias renováveis: construção de um forno solar
Energias renováveis: construção de um catavento
Experiências mecânicas: roldanas e alavancas
O ciclo de vida do bicho-da-seda
O empreendedorismo
O Sistema reprodutor humano
Exploração espacial: Marte, o planeta vermelho
Economia circular: valorização das borras de café
Vamos ajudar a limpar as praias!