Fernando Pessoa (ortónimo): a dor de pensar


Fernando Pessoa (ortónimo): a dor de pensar
Aula
5
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Áreas de Conhecimento
  • Leitura

Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista.

Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.

Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação.

Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas.

  • Educação Literária

Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais.

Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo.

Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.

Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.

Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético, do texto dramático e do texto narrativo.

  • Escrever

Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema.

Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante.

Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados.

Temas

Fernando Pessoa (ortónimo): a dor de pensar.

Aula
5
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Atividades e Recursos Complementares
Fernando Pessoa (ortónimo): a dor de pensar
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Aulas
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“Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca (1)
O conto “Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca
O conto “George”, Maria Judite de Carvalho
O conto “George”, de Maria Judite de Carvalho (2)
“Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho (1)
Conto “Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho
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Funções sintáticas ao grupo verbal
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