Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural


Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural
Aula
2
|
Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos  

Linguagens e textos 

Informação e comunicação 

Raciocínio e resolução de problemas 

Pensamento crítico e pensamento criativo 

Desenvolvimento pessoal e autonomia 

Sensibilidade estética e artística 

Aprendizagens Essenciais  

Oralidade 

Identificar marcas reveladoras das diferentes intenções comunicativas. 

Leitura 

Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.  

Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista.  

Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação.  

Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas. 

Educação Literária 

Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX.  

Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais. 

Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo.  

Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.  

Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais. 

Temas

Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural.

Aula
2
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural
Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural.
Aulas
Texto Poético. Identidades abertas - Fernando Pessoa vida e obra.
Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural
Fernando Pessoa: o fingimento artístico «Autopsicografia»
Fernando Pessoa: o fingimento artístico II «Isto». Funções sintáticas . Orações
Fernando Pessoa (ortónimo): a dor de pensar
Sonho e realidade na poesia de Fernando Pessoa ortónimo
O tema da nostalgia da infância na poesia de Fernando Pessoa (ortónimo)
Sistematização de conhecimentos da poesia de Fernando Pessoa ortónimo – parte I
Apreciação crítica: marcas de género. "As Aventuras de Fernando Pessoa"
Fernando Pessoa: a poesia dos heterónimos
A poesia de Alberto Caeiro (1)
A poesia de Alberto Caeiro (2)
A poesia de Ricardo Reis (1)
A poesia de Ricardo Reis (2)
A poesia de Ricardo Reis (3)
A poesia de Álvaro de Campos (1)
Álvaro de Campos, o poeta da modernidade (2). "Ode Triunfal": a exaltação do moderno
A terceira fase da poesia de Álvaro de Campos
Introdução ao estudo de Mensagem, de Fernando Pessoa
Mensagem, de Fernando Pessoa: os poemas "D. Tareja" e "D. Dinis"
O sebastianismo na Mensagem. O poema "D. Sebastião, Rei de Portugal"
Fernando Pessoa, Mensagem. Poemas «O Infante» e «O Mostrengo»
Fernando Pessoa, Mensagem Poemas «O Quinto Império» e «Nevoeiro»
“Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca (1)
O conto “Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca
O conto “George”, Maria Judite de Carvalho
O conto “George”, de Maria Judite de Carvalho (2)
“Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho (1)
Conto “Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho
Funções sintáticas ao nível da frase
Funções sintáticas ao grupo verbal
Funções sintáticas ao grupo nominal e adjetival
Poetas contemporâneos: Miguel Torga “Orfeu Rebelde”
Poesia de Miguel Torga: Os poemas “Sísifo” e "A um negrilho"
Eugénio de Andrade: os poemas “O que fizeste das palavras?” e “Palavras interditas”
A poesia de Eugénio de Andrade: os poemas "Green God" e "Canção"
Luiza Neto Jorge: “Poema quase epitáfio”
A poesia de Nuno Júdice: “Pedro, lembrando Inês” e "A Terra do Nunca". Diálogo textual com "Visitação...", de Ana Luísa Amaral
Orações coordenadas e subordinadas adverbiais
Orações subordinadas substantivas e adjetivas
A vida e a obra de José Saramago. Introdução ao estudo de "O Ano da Morte de Ricardo Reis"
Representações do século XX no romance. O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
Representações do amor: Reis e Lídia. O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
O Ano da Morte de Ricardo Reis. Representações do amor: Reis e Marcenda
Representação do século XX em O Ano da Morte de Ricardo Reis: o Estado Novo e os mecanismos do poder
A morte de Ricardo Reis n´ O Ano da Morte de Ricardo Reis
Estrutura, personagens, espaço e tempo em O Ano da Morte de Ricardo Reis
Linguagem e estilo em O Ano da Morte de Ricardo Reis
Memorial do Convento, de José Saramago: Contexto histórico da ação romance
Memorial do Convento, de José Saramago. Representatividade de sociedade da época: rei e rainha
Memorial do Convento, de José Saramago. Capítulo III: Entrudo e Quaresma
Memorial do Convento, de José Saramago. O amor de Baltasar e Blimunda
Memorial do Convento, de José Saramago: Bartolomeu de Gusmão e o sonho de voar
Memorial do Convento, de José Saramago. O poder de Blimunda e o voo da Passarola
Memorial do Convento, de José Saramago. O voo da Passarola
Memorial do Convento, de José Saramago. Descida da passarola e a construção do convento
Memorial do Convento, de José Saramago Construção do convento: epopeia da pedra
Memorial do Convento, de José Saramago. O amor de Blimunda e Baltasar e o desenlace do romance
Reflexões sobre questões de cidadania a partir de Memorial do Convento, de José Saramago. Entrevista a Elisabete Jacinto