Texto dramático –O Bojador
Aula
8
|
Áreas de Conhecimento

Educação Literária: 

Interpretar o texto em função do género literário. 

Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões. 

Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados. 

Valorizar a diversidade cultural patente nos textos. 

 

Leitura: 

Distinguir nos textos características da notícia (estruturação, finalidade). 

 

Gramática: 

Transformar a frase ativa em frase passiva (e vice-versa) 

Identificar os constituintes da frase com as seguintes funções sintáticas: complemento agente da passiva. 

Temas

Texto dramático - O Bojador (Sophia de Mello Breyner Andresen) 

Inferências 

Notícia 

Frases ativas e frases passivas 

Complemento agente da passiva. 

Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
O Bojador
O Bojador
Aulas
Texto Dramático - O Príncipe Nabo
Texto Dramático .- Classes de Palavras
Diferentes tipos de texto: biografia e texto de opinião Subclasses do nome e do pronome
Texto Dramático - Os Piratas
Texto dramático - Os Piratas
Texto dramático - A Asa e a casa
Texto descritivo, adjetivo e advérbio
Texto dramático –O Bojador
Texto Dramático: discurso direto e indireto e anúncio.
Texto narrativo: lenda, enciclopédia, convite e preposições
Características do texto poético
O texto poético, noções de versificação e família de palavras
Romance tradicional - "A Nau Catrineta” – e o reconto
Texto poético - As Naus de Verde Pinho
Texto poético - “Medidas” e “A minha cidade” in A cavalo no tempo
Texto poético - "O limpa-palavras"
Texto poético (Poetas Lusófonos) | "Trem de ferro" | Não vale a pena pisar”
Texto Poético - “O senhor extraterrestre”; carta
Texto Poético - “O mostrengo” | "Pedra Filosofal" | "O sonho"