Tema: Como estar perto na distância? “Escrever sem confinamento emocional”
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
Linguagens e textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
Planificar a escrita de textos.
Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Rever os textos escritos.
Estar perto na distância.
Histórias de confinamento: espaços e emoções.
Escrita como fuga à realidade e ao isolamento.
Escrita como registo do tempo que passa.
Perto na distância