Tema: “Ambiente” Da história à notícia
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
Linguagens e textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
Planificar a escrita de textos.
Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Rever os textos escritos.
Retoma do tema da aula de Leitura e Literatura: “Proteção ambiental”.
Da história ficcional à atualidade.
Ambiente