Pueblos precolombinos


Pueblos precolombinos
Aula
8
|
Áreas de Conhecimento

 

Competência Comunicativa

 

CAA (Níveis do QECR: B2.1)

Relacionar informação verbal e não-verbal e compreender as ideias principais e os aspetos socioculturais implicados em textos complexos sobre vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo, sempre que a organização das ideias seja marcada explicitamente, predominem o vocabulário frequente e as expressões idiomáticas correntes, a articulação seja clara e o ritmo seja normal.

 

CE (Níveis do QECR: B2.2)

•          Compreender as ideias e conclusões principais e os aspetos socioculturais implicados numa diversidade de textos especializados, adequados ao seu desenvolvimento cognitivo, desde que possa utilizar instrumentos de consulta para confirmar a sua interpretação do vocabulário desconhecido.

IO (Níveis do QECR: B1.2)

Interagir com fluência em conversas, inseridas em situações familiares, ao vivo ou utilizando aplicações digitais.

IE (nível B1.2)

Escrever cartas, mails e mensagens, em papel ou em aplicações digitais.

PO (B1.2)

Exprimir-se com fluência em monólogos preparados previamente, ao vivo, em gravações ou utilizando aplicações digitais.

PE (B1.2)

Escrever textos diversos, em papel ou em aplicações digitais.

MOE (B.1.2)

Parafrasear, resumir e citar sequências dos textos trabalhados nas atividades de pesquisa e análise, e apresentá-los em diversos suportes, mobilizando recursos gramaticais e discursivos adequados e ajustando a correção formal.

Competência Intercultural

Caracterizar e explicar as diferenças culturais entre os países hispano-falantes, relacionando-as com as de Portugal.

 

Competência Estratégica

Diversificar as estratégias e os recursos para consolidar conhecimentos, remediar dificuldades e promover a aprendizagem colaborativa e a autonomia.

Temas

Pueblos precolombinos.

Aula
8
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Pueblos precolombinos
Pueblos precolombinos.
Aulas
Buen viaje a Barcelona
Vecinos en estado de alarma
Me gustan mis amigos
Amigo, espero que tengas cuidado
Una red de amigos
Civilización Maya y pueblos precolombinos
Picasso y su obra
Pueblos precolombinos
Obra: El Guernica
Resistiré
El vendedor de humo
Felices fiestas
50 cosas, de David Rees
Más vale prevenir que curar
Granada
Cuando se dio cuenta, se había enamorado
Sustantivando Haikus
Momentos en la educación
Si cantas, yo bailo
Jarabe de palo
Si quieres disfrutar de las tapas, conócelas
La dieta mediterránea es rica y está rica
Lo sé
Antítesis en el amor
La poesía es un arma cargada de futuro
Consejos de un cuento desde el futuro
Rigoberta Menchú dijo que había ganado el Premio Nobel de la Paz
Campeones
Yo en tu lugar conocería mejor el arte
Para mejorar el mundo, conoce los ODS
La ONCE
Para mejorar el mundo, conoce los ODS (2)
Salva el planeta
“Romancero gitano” fue escrito por Lorca
Gastronomía y tradiciones de Semana Santa en América Latina
Personalidades
Volar alto
Fiestas tradicionales de la Comunidad Valenciana
Para ahorrar energía
Gabo: cuentos, cine y citas
Habilidades en el CV
Pienso en todos, por eso cuido el medioambiente
Poesía y Fado
Goya, cuya obra es muy importante, fue un pintor español
Si pudiera, visitaría las fiestas tradicionales catalanas
"Poderoso visionario", de Rubén Darío
Poemas cantados
Corazón perdido
Describir papeles mojados
Paseo cultural por Chile y Argentina
De viaje
Éxodo rural
Si naciera otra vez, sería pirata
La abeja y la paloma
Quiero que conozcas a Manolito Gafotas
Narración con 5 sentidos
Buena o mala suerte
Inventos e inventores
Aunque tuvo un accidente, Frida sobrevivió