Viagens ao mundo da fantasia
Aula
15
|
Áreas de Conhecimento

Educação Literária

Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões;

Reconhecer e caracterizar textos de diferentes géneros (texto expositivo);

Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo;

Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos;

 

Gramática

Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.

 

Oralidade

Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções;

Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

 

Escrita

Elaborar textos de natureza informativa ou argumentativa no âmbito de géneros como: texto expositivo.

 

Temas

Bravura ou valentia vs temeridade:

Os Lusíadas de Luís de Camões:

Exploração do episódio Ilha dos Amores de Os Lusíadas;

Características do texto expositivo;

Algumas funções sintáticas (Modificadores).

 

 

 

Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Viagens ao mundo da fantasia
Viagens ao mundo da fantasia
Aulas
Introdução ao estudo de Os Lusíadas
Exploração da Proposição de Os Lusíadas
Portugueses pelo mundo
Viagens ao mundo do fantástico e do maravilhoso
Viagens ao mundo da narrativa
Viagens ao mundo da narrativa
Viagens às histórias de amor
Viagens pelo mundo da poesia
Viagens por mundos desconhecidos
Viagens pela língua portuguesa no mundo
Viagens com o Homem do Leme
Viagens com o Homem do Leme
Os Infortúnios das Viagens
Os Infortúnios das Viagens
Viagens ao mundo da fantasia
Viagens ao mundo do teatro
Viagens ao mundo do teatro
Viagens com Gil Vicente
Viagens com Gil Vicente