Construção de triângulos; Critérios de igualdade; Desigualdade triangular
Aula
4
|
Áreas de Conhecimento

Descrever figuras no plano e no espaço com base nas suas propriedades e nas relações entre os seus elementos e fazer classificações explicitando os critérios utilizados.
Utilizar os critérios de igualdade de triângulos na sua construção e na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
Reconhecer casos de possibilidade de construção de triângulos e construir triângulos a partir de elementos dados (amplitude de ângulos, comprimento de lados).
Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

Temas

Construção de um triângulo conhecidos três lados.
Construção de um triângulo conhecidos dois lados e o ângulo por eles formado
Construção de um triângulo conhecidos um lado e os ângulos adjacentes a esse lado
Critérios de igualdade de triângulos
Desigualdade triangular

Aula
4
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Construção de triângulos - Critérios de igualdade - Desigualdade triangular
Construção de triângulos - Critérios de igualdade - Desigualdade triangular
Aulas
Polígonos
Classificação de Triângulos e Paralelogramos
Propriedades dos Triângulos e dos Paralelogramos
Construção de triângulos; Critérios de igualdade; Desigualdade triangular
Sólidos Geométricos
Sólidos Geométricos
Perímetros de Figuras Geométricas
Áreas de Figuras Geométricas
Áreas
Volumes
Volumes
Isometrias e Simetrias
Números Racionais
Números Racionais
Números Racionais- Divisão de números racionais
Potências de expoente natural
Razão, Proporção e Proporcionalidade Direta
Proporcionalidade Direta, Escalas e Percentagens
Organização e tratamento de dados