Energia, Luz e Imagem
Aprendizagens
-
Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.
-
Concluir, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conclusões.
-
Representar, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos.
-
Explicar algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes.
Áreas de competência do Perfil do Aluno
-
Linguagens e textos.
-
Informação e comunicação.
-
Raciocínio e resolução de problemas.
-
Pensamento crítico e pensamento criativo.
-
Desenvolvimento pessoal e autonomia.
-
Saber científico, técnico e tecnológico.
Fontes e transferências de energia
Fenómenos Óticos
Fontes e transferências de energia