Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa


Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa
Aula
62
|
Áreas de Conhecimento

Domínios de Autonomia Curricular: 1.º ciclo; Ciências Naturais e Cidadania; Português.

Ciências Naturais e Cidadania:

  1. Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem;
  2. Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat;
  3. Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação;
  4. Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

 

Português:

  1. Oralidade: Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação; selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas. ​
  2. Leitura: Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto; explicitar ideias-chave do texto; identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto; fazer inferências, justificando-as; realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
Temas

Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa.

Aula
62
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa
Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa.
Aulas
A Terra: um planeta especial
O que são nutrientes?
O que é o solo?
Como escolher uma ementa saudável?
Rochas e Minerais
O sistema digestivo humano
A água
Os sistemas digestivos das aves e dos ruminantes
Consumo sustentável da água
Sistema digestivo saudável​
Poluição e processos de tratamento da água
Respirar: uma necessidade
O ar
O sistema respiratório dos animais e do ser humano
A poluição do ar
Que cuidados devemos ter com o nosso sistema respiratório?
Que características permitem distinguir os animais?
Como é constituído o sistema cardiovascular?
Que características permitem distinguir os animais? (2)
Que cuidados devemos ter para proteger o nosso sistema cardiovascular?
Como se deslocam os animais?
O que é a excreção?
Os regimes alimentares dos animais
Como manter em bom funcionamento o nosso sistema excretor?
Os animais
Importância da atividade física e da alimentação para a saúde
Os fatores abióticos e a sobrevivência das plantas (1)
A importância da fotossíntese
Os fatores abióticos e a sobrevivência das plantas (2)
As plantas respiram?​
Reprodução nos animais
A importância das plantas
A célula
Reprodução das plantas
A descoberta do mundo "invisível"
As fases de reprodução das plantas com flor
Como foram descobertos os microrganismos?
"Serei uma plantinha daninha?", de Carlos Canhoto
Microrganismos e doenças
Vacinas e medicamentos
As doenças infeciosas. Análise de documentos e resolução de exercícios
A influência da higiene na saúde humana
Proteção da biodiversidade
A importância do sono na saúde humana
Proteção da biodiversidade vegetal
A influência dos problemas sociais na saúde humana
Proteção da biodiversidade marinha
Influência dos fatores abióticos nos animais
A puberdade
Sistema reprodutor humano. Ciclo menstrual
Proteção da biodiversidade marinha (2)
Consumo sustentável
Reprodução humana
Gravidez. Cuidados de saúde na primeira infância
Insetos polinizadores. Importância da polinização
Descomplicar a menstruação
Diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio: os animais
Valorização de resíduos: o caso do café
A produção de energia elétrica. As energias renováveis
Plasticologia marinha
Como fazer um herbário
Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa