Povos, Migrações e interculturalidade
7º ano
A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
A Península Ibérica nos séculos IX a XII
- Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos e judeus.
8º ano
EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI
A abertura ao mundo
- Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais;
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
- Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes;
- Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período.
7. º ano
- Muçulmanos, judeus e Cristãos na Península Ibérica – o contacto e intercâmbio.
8.º ano
- A Expansão marítima: Colonização, Encontro de Culturas, Aculturação, Globalização, Diversidade cultural e étnica/rácica. A diversidade económica, social e religiosa. A construção de uma sociedade diversificada que gradualmente, reflete a mundialização da economia e do acesso a outros territórios.
- Iluminismo: as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes: a consagração dos direitos humanos na Declaração D.H e na Constituição: a igualdade perante a lei, o direito à propriedade, a liberdade religiosa, o laicismo, entre outros – na perspetiva da inclusão e da construção de um sistema de cariz democrático, de base liberal.
- A emigração portuguesa no século XIX
No âmbito da Cidadania, o subdomínio Direitos Humanos, com enfoque no problema dos refugiados, conferindo um carater de harmonia entre os povos e de rejeição ao ódio.
Povos, Migrações e interculturalidade