“Iguais na Diferença” Diversidade e Identidade – Roteiro de visita de estudo a uma cidade/vila/aldeia
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
Linguagens e textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
Estabelecer ligações entre o(s) tema(s) desenvolvido(s) nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
Planificar a escrita de textos.
Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Rever os textos escritos.
Valorização da diversidade cultural, linguística e do património – marcas de identidade de cada cidade, vila ou aldeia.
Exploração do nosso espaço com história(s) para contar – roteiro de visita.
Iguais na diferença