Pré-Escolar

Conteúdos para as crianças em idade pré-escolar

 
Os programas direccionados às crianças em idade pré-escolar são emitidos na RTP2.
PUFFIN ROCK
SEGUNDAS E QUINTAS ÀS 09:15
MOUK
SEGUNDAS E QUINTAS ÀS 09:20
A GRANDE DESCOBERTA
TERÇAS E SEXTAS ÀS 09:15
PEG E O GATO
TERÇAS E SEXTAS ÀS 09:35
KIWI
QUARTAS-FEIRAS ÀS 09:15
DESAFIO #FICOEMCASA
DE SEGUNDA A SEXTA ÀS 09:00
Atividades e Recursos Complementares
 

A Educação Pré-Escolar em tempo de quarentena

 

Considerando a atual situação de emergência nacional que levou à suspensão das atividades letivas presenciais, o Ministério da Educação entende ser fundamental que sejam disponibilizados recursos de apoio às atividades de ensino e aprendizagem que têm de decorrer a distância.

Nesse sentido, foi criado o site https://apoioescolas.dge.mec.pt/ que reúne uma série de materiais, recursos e documentos de apoio para todos os níveis de educação e ensino.

Especificamente para a educação pré-escolar, para além dos documentos orientadores para todos os docentes, no mesmos site, em https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/351, encontra-se um exemplo de planificação de atividades com indicações pedagógicas para os encarregados de educação poderem dar continuidade às aprendizagens realizadas pelas crianças no jardim de infância, tendo em conta os seus contextos familiares. São também disponibilizados diversos recursos dirigidos à educação pré-escolar, contando com o trabalho dos educadores que deverão manter contacto com as famílias, pelos meios possíveis, sugerindo atividades interessantes e desafiadoras para as suas crianças e apoiando as crianças e suas famílias do ponto de vista pedagógico.

Ler mais

A iniciativa #EstudoEmCasa constitui-se como um complemento e como um recurso de apoio que se destina sobretudo às crianças e aos alunos sem conectividade e/ou equipamento, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes, através da sua inserção nos planos E@D de cada estabelecimento de ensino.

Para a educação pré-escolar, está prevista a transmissão diária na RTP2 de vídeos pedagógicos que serão recursos de apoio à aprendizagem das crianças em idade pré-escolar. Os/as educadores/as de infância poderão acompanhar as famílias e as crianças ao longo deste processo, dando sugestões de atividades complementares, após a visualização de um determinado episódio.

Reconhecendo o papel dos/as educadores/as que são quem melhor conhece as crianças e os seus contextos, apresentamos uma grelha (em anexo) com alguns dos episódios que serão transmitidos na RTP2, com exemplos de como esse vídeo se relaciona com as áreas de conteúdos das OCEPE e com algumas propostas complementares a realizar em casa com o apoio da família. Cada educador/a poderá fazer uma proposta por dia para as crianças do seu grupo tendo como ponto de partida um dos vídeos, sobretudo para as crianças cujas famílias não têm acesso à internet.

Realçamos a importância de o/a educador/a manter ligação com o grupo de crianças e, se possível, as crianças entre si, partilhando como têm vivido estes momentos, atividades que realizam, usando os diversos meios de comunicação de acordo com as possibilidades das famílias e não deixando ninguém de fora.

Não se pretende fazer em casa o que se faz no jardim de infância, mas sim apoiar as famílias, valorizando as potencialidades dos pais, ajudando-os a organizar propostas e rotinas para os seus filhos, no respeito pelo contexto de cada uma das famílias e tendo em conta as propostas/interesses dos seus filhos.