Bravura ou Temeridade
Aula
2
|
Áreas de Conhecimento

Oralidade

Destacar o essencial de um texto audio, tendo em conta o objetivo da audição

 

Leitura

Fazer inferências devidamente justificadas

Identificar tema(s), ideias principais, (…), causas e efeitos(…)

Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto

Educação Literária

Interpretar os textos em função do género literário (narrativo e lírico)

Identificar marcas formais do texto poético

Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas

 

Gramática

Tempos e modos verbais.

Temas

Bravura ou valentia vs temeridade

“O Homem do leme” dos Xutos e Pontapés (trecho- apenas áudio);

Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo, João de Barros, excerto relativo ao Adamastor;

“O Mostrengo”, Fernando Pessoa;

Características formais do texto poético.

Aula
2
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Bravura ou Temeridade
Bravura ou Temeridade
Aulas

Aulas

Bravura ou Temeridade nos nossos dias e n’O Cavaleiro da Dinamarca
Bravura ou Temeridade
Visões da Natureza Girassóis e um “Segredo”
Visões da Natureza Uma janela virada para o mar
Ambiente - A Terra tem algo a dizer
Ambiente - Nós construímos o futuro da Terra
Solidariedade O melhor de nós
Solidariedade A publicidade conjuga o verbo ajudar
Estar perto na distância Ver com o coração
Estar perto na distância Evasão
A minha pátria é a língua portuguesa
Não sou o único!
Iguais na diferença-Quando a discriminação é um drama!
Quem sou eu? Quem somos nós?Da indiferença à amizade
Quem sou eu? Quem somos nós?Sei que não vou por aí!
Sonho-Do sonho às estrelas
Das estrelas ao sonho
A esperança é a primeira a nascer-A esperança alimenta o sonho
A esperança é a primeira a nascer-Das estrelas ao sonho