Bravura ou Temeridade nos nossos dias e n’O Cavaleiro da Dinamarca
Aula
1
|
Áreas de Conhecimento

Oralidade

  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.

Leitura

  • Fazer inferências devidamente justificadas.
  • Identificar tema(s), ideias principais, (…), causas e efeitos (…)
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.

Educação Literária

  • Interpretar os textos em função do género literário.

Gramática

Identificar classes de palavras.

Temas

Bravura ou valentia vs temeridade:

Imagens alusivas ao tema

Sophia de Mello Breyner – Poetisa Maior

O processo de encaixe no texto narrativo

“Pêro Dias” de O Cavaleiro da Dinamarca

Recursos expressivos enumeração,comparação e metáfora

Aula
1
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Bravura ou Temeridade nos nossos dias e n’O Cavaleiro da Dinamarca
Bravura ou Temeridade nos nossos dias e n’O Cavaleiro da Dinamarca
Aulas

Aulas

Bravura ou Temeridade nos nossos dias e n’O Cavaleiro da Dinamarca
Bravura ou Temeridade
Visões da Natureza Girassóis e um “Segredo”
Visões da Natureza Uma janela virada para o mar
Ambiente - A Terra tem algo a dizer
Ambiente - Nós construímos o futuro da Terra
Solidariedade O melhor de nós
Solidariedade A publicidade conjuga o verbo ajudar
Estar perto na distância Ver com o coração
Estar perto na distância Evasão
A minha pátria é a língua portuguesa
Não sou o único!
Iguais na diferença-Quando a discriminação é um drama!
Quem sou eu? Quem somos nós?Da indiferença à amizade
Quem sou eu? Quem somos nós?Sei que não vou por aí!
Sonho-Do sonho às estrelas
Das estrelas ao sonho
A esperança é a primeira a nascer-A esperança alimenta o sonho
A esperança é a primeira a nascer-Das estrelas ao sonho