A carta
Aula
8
|
Áreas de Conhecimento

- Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
- Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação, finalidade).
- Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados de modo individual e/ou em grupo.
- Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Escrever textos de géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
- Recorrer, de modo intencional e adequado, a conectores diversificados, em textos orais e escritos.
- Identificar a classe das palavras: determinante (possessivo e demonstrativo).

 

Temas

- A carta: finalidade e estrutura
- Gramática: identificar determinantes e pronomes possessivos

Aula
8
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
#EstudoEmCasa atividade de acompanhamento - Aula 8
#EstudoEmCasa atividade de acompanhamento - Aula 8
Aulas

Aulas

O horário
A receita
Texto Narrativo: A Princesa e a Ervilha
Sinonímia e antonímia; classificação de palavras quanto ao número de sílabas e à posição da sílaba tónica
O TEXTO NARRATIVO - O Segredo do Rio
A Notícia
Texto Descritivo
A carta
O convite
A Banda Desenhada (A BD)
Enciclopédia / Dicionário - Formação de Palavras
Adjetivos
A Lenda: estrutura e características
Texto Narrativo – Beatriz e o Plátano
Texto Dramático – Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama
A entrevista
Texto poético
Texto Biográfico
Texto Narrativo