A Banda Desenhada (A BD)
Aula
10
|
Áreas de Conhecimento

- Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas;
- Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação e finalidade).
- Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares de escrita).
- Reconhecer onomatopeias.
- Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo.

 

Temas

- A banda desenhada: finalidade e estrutura
- Gramática: reconhecer onomatopeias; conjugar verbos regulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo

Aula
10
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
#EstudoEmCasa Ficha de Acompanhamento Português 3.º e 4.º Anos - Aula n.º 10
#EstudoEmCasa Ficha de Acompanhamento Português 3.º e 4.º Anos - Aula n.º 10
Aulas

Aulas

O horário
A receita
Texto Narrativo: A Princesa e a Ervilha
Sinonímia e antonímia; classificação de palavras quanto ao número de sílabas e à posição da sílaba tónica
O TEXTO NARRATIVO - O Segredo do Rio
A Notícia
Texto Descritivo
A carta
O convite
A Banda Desenhada (A BD)
Enciclopédia / Dicionário - Formação de Palavras
Adjetivos
A Lenda: estrutura e características
Texto Narrativo – Beatriz e o Plátano
Texto Dramático – Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama
A entrevista
Texto poético
Texto Biográfico
Texto Narrativo