Construção de triângulos; Critérios de igualdade; Desigualdade triangular
Aula
4
|
Áreas de Conhecimento

Descrever figuras no plano e no espaço com base nas suas propriedades e nas relações entre os seus elementos e fazer classificações explicitando os critérios utilizados.
Utilizar os critérios de igualdade de triângulos na sua construção e na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
Reconhecer casos de possibilidade de construção de triângulos e construir triângulos a partir de elementos dados (amplitude de ângulos, comprimento de lados).
Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

Temas

Construção de um triângulo conhecidos três lados.
Construção de um triângulo conhecidos dois lados e o ângulo por eles formado
Construção de um triângulo conhecidos um lado e os ângulos adjacentes a esse lado
Critérios de igualdade de triângulos
Desigualdade triangular

Aula
4
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Construção de triângulos - Critérios de igualdade - Desigualdade triangular
Construção de triângulos - Critérios de igualdade - Desigualdade triangular
Aulas

Aulas

Polígonos
Classificação de Triângulos e Paralelogramos
Propriedades dos Triângulos e dos Paralelogramos
Construção de triângulos; Critérios de igualdade; Desigualdade triangular
Sólidos Geométricos
Sólidos Geométricos
Perímetros de Figuras Geométricas
Áreas de Figuras Geométricas
Áreas de Figuras Planas
Volumes
Volumes
Transformações Geométricas
Números Racionais
Operações Algébricas com Números Racionais
Operações Algébricas com Números racionais
Potenciação
Proporcionalidade Direta
Proporcionalidade direta
Organização e tratamento de dados