Como estar perto na distância? A Literatura – espaço de fuga e de encontro
Aula
5
|
Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

Linguagens e textos Informação e comunicação

Raciocínio e resolução de problemas

Pensamento crítico

Desenvolvimento pessoal e autonomia

 

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

 

Oralidade

Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.

Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias--chave.

 

Leitura

Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.

Explicitar o sentido global de um texto.

Fazer inferências devidamente justificadas.

Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

 

Educação Literária

Interpretar os textos em função do género literário.

Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).

Temas

A literatura, espaço de fuga e de encontro

A leitura como experiência emocional

A partilha de vivências encurta distâncias

 

O Diário de Anne Frank

O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

 

Aula
5
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Leitura e Literatura - 3. ciclo - Aula 5 - Atividades
Atividades da aula 5 de Leitura e Literatura (3. ciclo)
Aulas

Aulas

"Bravura ou Valentia versus temeridade" - A construção do herói / da heroína no texto narrativo
"Visões da Natureza/Ambivalência do Olhar" - Relação intergeracional - saberes partilhados - olhares Homem / Natureza
Ambiente
Solidariedade - Da História da gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luis Sepúlveda, a Sexta-Feira e a vida selvagem, Michel Tournier – o eu e o tu.
Como estar perto na distância? A Literatura – espaço de fuga e de encontro
Diversidade e Identidade – visita de estudo (virtual e guiada) – 1.ª Fase /Norte e Centro do país; Literatura e História – a grande memória (Parceria: Direção-Geral do Património Cultural)
Diversidade e Identidade – visita de estudo / Centro e Sul (virtual e guiada) – 2.ª Fase Literatura e História – a grande memória / Parceria Direção-Geral do Património Cultural
Os Lusíadas para toda a família – Galeria de Arte Urbana / Diversidade e Identidade – o sonho
Ler é viajar, ler é crescer, ler é ser / Pequenas viagens ao redor de grandes livros